DEV Community

Cover image for Persona para produtoras de conteúdo
Lissa Ferreira for Feministech

Posted on

Persona para produtoras de conteúdo

O quê é Persona?

Persona é basicamente uma forma de escolher seu público alvo, se baseando nas atividades, características, e personalidade da pessoa.

Vamos criar um exemplo. Eu, Lissa, crio o Cantina da Lissa, um restaurante focado em culinária exótica, como Brownie de colágeno, Pão duro como uma rocha, e Crepioca de mel.

Durante a formulação do restaurante, eu preciso definir o meu público alvo, e para isso eu crio uma pessoa que iria consumir o meu restaurante. Nisso eu escrevo algumas características dessa pessoa:

  • De 20 à 28 anos
  • Turista que não conhece a culinária local
  • Busca novas experiências
  • Tem um paladar bem variado, gostando de um alimento azedo até algo bem ardido

Com isso eu escrevi uma persona. Eu criei uma pessoa que consumiria meu produto.

Função da Persona

A função de uma persona é definir o público alvo de um produto, com isso poderemos encaixar o produto melhor ao nosso público alvo, e também o marketing do nosso conteúdo. Pois, públicos alvos diferentes, exigem uma linguagem diferente também.

Por exemplo, a Netflix é uma marca que se posiciona como se fosse uma adolescente. Não digo isso criticando, mas sim apenas citando, porque o público alvo dela em boa parte são adolescentes e jovens adultos, então se comunicar como elus faz sentido para atingir melhor esse público.

Como aplicar persona no seu conteúdo?

Podemos aplicar persona em nossos conteúdos, fazendo algumas perguntas:

  • Pra quem eu produzo meu conteúdo?
  • Porque eu produzo meu conteúdo?
  • Meu conteúdo é sobre o que?

E com essas 3 perguntas, você terá uma boa ideia de pra quem você produz, e com isso, uma melhor ideia de como você deve se comportar para atingir esse público.

Eu por exemplo, a persona dos meus conteúdos é:

Pessoas. Especialmente de grupos sub-representados, que estão procurando conteúdo sobre algum tema que envolve tecnologia, buscando algo didático, que consiga ensinar, profundo, que consiga explicar, e poético, que consiga inspirar.

Com essa persona, posso guiar o meu conteúdo e a minha forma de comunicar esse conteúdo para esse público.

Como eu posso saber como me comunicar com meu público?

Conhecendo ele.

Eu faço parte do meu público alvo, então eu instintivamente sei como comunicar para este. E na real eu acho que assim que é bom. Quando você consegue se ver no seu próprio conteúdo, como se o que você produzisse fosse um espelho da sua alma, porque aquilo faz parte de você.

Finalização

Nesse artigo você aprendeu o básico sobre persona, e como usar esse conceito como pessoa criadora de conteúdo

Muito obrigada por ler ❤️🏳️‍⚧️ e me segue nas redes, é tudo @lissatransborda 👀

Top comments (2)

Collapse
 
borges23leila profile image
🦉 Leila Borges

Muito interessante, não conhecia o conceito .

Collapse
 
lelepg profile image
Letícia Pegoraro Garcez • Edited

Não conhecia esse conceito. Vou agora tentar aplicar hehe.

Muito obrigada por compartilhar isso, Lissa!