DEV Community

Cover image for Imersão React by Alura
José Ivan R. de Oliveira
José Ivan R. de Oliveira

Posted on

Imersão React by Alura

Imgur

Boa noite a todos, para minha pessoa ainda é boa noite, pois estou escrevendo isso á noite, mas para você pode ser um bom dia ou uma boa tarde, mas o importe é que esta aqui lendo isso, o que já me deixa muito feliz.

Primeiro gostaria de deixar claro aqui como eu me orgulho de ser Brasileiro, pois só nós sabemos como nossa comunidade é, nesta semana participei de mais um evento online fornecido por Brasileiros com um a qualidade ótima nos ensinamentos e mostrando como temos uma comunidade muito forte no mundo da tecnologia. Evento esse fornecido pela Alura, obviamente eu entendo que o evento se trata de uma estratégia de marketing para envolver mais clientes, mas somos pessoas inteligentes e sabemos que todos nos aqui no Brasil temos que ganhar a vida de alguma forma, como disse o Mario Souto, um dos instrutores, “Esse framework já pagou muito boleto meu!”, algo que cabe certinho no que nós Brasileiros somos, batalhadores e perseverantes, em momentos difíceis como os atuais, nós nos mostramos uma comunidade muito forte. Por isso digo que foi uma honra participar dessa semana de Imersão, um verdadeiro mergulho ao saber, se eu tivesse condições pagaria sem problemas para ter acesso a todos os ensinamentos que plataforma deles fornece.

React JS

Hoje quando navegamos em pela internet vemos sites lindos, bonitos, delicinhas, claro que existem muitas ferramentas para fazer estes sites maravilhosos, mas sem sombra de duvidas o mais famoso é tal do React JS, esse framework nada mais do que um compilado de bibliotecas para produção de Web Apps baseado em SPA (Single Page Aplicattion) criado pelo grandioso Facebook Inc e mantido pelo mesmo e a comunidade do Código Aberto. Quando falamos desse framework não podemos deixar de falar dos Usecases dessa tecnologia, os grandiosos e clamados Netflix, Spotify, Instagram o próprio Facebook, entre outros mais. Claro que tudo essa grandiosidade de aplicações feitas não seria possível sem nossa querinhinha da atualidade Javascript , linguagem de programação versátil e poderosa que torna tudo isso possível.

E como tudo isso trabalha junto?

Pois, bem infelizmente isso é uma questão difícil de responder, pois, eu infelizmente ainda não tenho conhecimento de baixo nível para poder exemplificar o que ocorre, mas uma coisa eu posso afirmar, em um único arquivo .JS você pode utilizar ao mesmo tempo, HTML, CSS e Javascript tudo isso no chamado JSX, como? Eu lhe mostro!

Imgur

No começo temos as importações dos modulos e componentes que usaremos e a definição de uma constante de Javascript para podermos definir a estilização em CSS do componente em questão.

Mais em baixo uma função para poder ejetar o HTML no build da pagina, porém esse HTML está estranho né? Cade as div, os h1, os p?

Então é ai que entra a magia de estar usando React JS pois nós temos o trabalho de montar os componentes como queremos e o React JS se encarrega de fazer o build HTML no navegador.

Imersão

Bom nesta imersão os instrutores tiveram missão de nos fazer mergulhar pelo mundo do React JS nos mostrando como seria construir uma interface parecida com a Netflix, a tal empresa grandiosa que também usa React, enfim todos nos conhecemos aquela interface vermelinha de todos os sabados e domingos a noite, ou aquela famosa frase "Olá tem assistindo?". Bom olhando obviamente a grande empresa de Usecase tem uma complexidade bem maior por trás de tudo, mas da maneira que os instrutores nos passou, ficou claro que com um pouco de empenho é possível fazer coisas maravilhos. Veja como ficou minha Home Page:

Imgur

Imgur

Obviamente é algo muito mais simples porém com a mesma ideia, existem algumas Features que não foi possível implementar, porém um irei, para estudar e me superar em minhas aplicações. Veja um pouco do funcionamento:

Apresentação do Layout

Visite: https://estrongflix.vercel.app/
GITHUB: https://github.com/Estrongbelgier/estrongflix

Conclusão

Bom para finalizar gostaria de deixar meus agradecimentos sinceros para os profissionais da Alura que nos forneceram essa semana maravilhosa e cheia de aprendizado, que venham muitas, para podermos mostrar a força que o Brasil tem em comunidade e profissionais de tecnologia. Aos poucos vou dando meus passos para me tornar um profissional cada vez melhor.

Victory, however long and hard the road may be!" Sir Winston Churchill

Jose Ivan Ribeiro de Oliveira

Técnico em informática e administração, formando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Top comments (0)