DEV Community

Cover image for Por que eu estou aqui?
Gisele
Gisele

Posted on

Por que eu estou aqui?

Este artigo é uma junção de uma tarefa da @pachicodes com um dia muito especial para mim, o dia em que eu completo 1 ano na área tech

O despertar da curiosidade

A pessoa responsável por despertar minha curiosidade com tecnologia certamente foi meu pai. Ele sempre gostou muito de desmontar, arrumar, e montar de novo várias coisas, principalmente computadores. Sempre que alguma empresa, banco, etc , descartava uma máquina, ele levava para casa e dava um jeito de fazer funcionar.
E eu achava incrível, como ele sabia o que fazer com cada uma daquelas pecinhas, e como tudo aquilo, me permitia jogar o meu joguinho de montar parques, ou escrever textos coloridos fingindo que eu era uma jornalista.
Essa curiosidade ficou ali guardada, junto de várias outras curiosidades e paixões que eu tive na infância e na adolescência, incluindo ensinar. Nessa mesma época eu adorava brincar de escolinha (vulgo: deixar minha mãe preocupada por eu estar na garagem gritando "cala a boca" com toda força ahahah).

Decisão do futuro

Óbvio, como todo mundo as brincadeiras foram diminuindo, responsabilidades surgindo, e o conflito no fim do ensino médio : eu era a única pessoa da minha turma que não sabia o curso que queria fazer. Quando me perguntaram "mas o que você gosta de fazer?", as primeiras duas lembranças que eu tive, foram as que eu contei. Eu decidi então fazer um curso técnico de informática, achando que eu iria aprender a desmontar e arrumar qualquer problema. Mas o curso tinha foco em desenvolvimento (leiam sempre a grade curricular dos cursos por favor)
Mas eu gostei do curso, então continuei, até o estranho momento em que, por mais que eu gostasse, eu não sentia que aquele era o meu lugar. Eu era a mais velha, além de mim só tinha mais 2 meninas na turma, e nós sempre tivemos o melhor desempenho. Mas quando chegou a época da conclusão do curso (famoso TCC), parecia que ainda sendo boa, eu nunca era escutada. Comecei a pensar que não valia a pena me desgastar, por algo que nem seria minha profissão, já que na minha cidade havia pouquíssimas vagas de TI.
Então eu desisti, e fui atrás da outra paixão...

E volta o cão arrependido

Eu comecei vários cursos de licenciatura, em diferentes instituições, mas nenhum deles me dava aquela sensação de "esse vai ser o meu futuro". Paralelo a isso, sempre trabalhei em um negócio familiar, que apesar de ser tranquilo, me deu muita experiência de vida, não tinha perspectiva de futuro alguma. Durante anos eu fiz exatamente a mesma coisa, o que claro, foi uma imensa fonte de frustração que se acumulou, até o ponto que eu disse "Chega!".
Eu sonhava todo dia com uma vida diferente, uma rotina, uma realidade. Em 2020 comecei um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema, mas tranquei alguns meses depois por problemas financeiros. Eu estava muito feliz com o curso, mas infeliz com todo o resto. Até que no meu aniversário (21/10/20), eu decidi, que pelo menos eu iria tentar, pra me lamentar com razão.
Segui a dica do Se Candidate Mulher, e comecei a me aplicar para vagas mesmo não atendendo aos requisitos. Segui algumas estratégias de LinkedIn,e no dia 09/12, recebi o meu "SIM", para atuar como Analista de Testes Trainee (em uma empresa em outro estado, garantindo 2 grandes mudanças para 2021).

E porque eu estou aqui ainda?

Esse sim, contribuiu para o encaixe de todas as peças. A verdade é que eu sempre gostei de tecnologia, e nunca gostei de fazer a mesma coisa repetidamente. A cada dia que passa, mais eu me apaixono pela área da qualidade, mais eu me apaixono pela carreira tech.
Não só eu tenho um mundo de coisas para aprender e desbravar, um espaço a conquistar, como eu tenho liberdade para exercitar a habilidade que eu quiser. Eu posso ter um blog, um canal do YouTube, um Instagram profissional, dar palestras... Eu posso escolher o que eu posso fazer e onde quero estar.
E o terceiro motivo, é que graças a isso, eu tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, não só colegas de trabalho, como amigas mesmo. A essas pessoas incríveis, inspiradoras e que me apoiam tanto, eu deixo aqui minha gratidão, de todo coração.

(Uma observação curiosa: a minha vida toda, eu tive muita dificuldade em manter amizades com mulheres. E aqui na área tech, dominada por homens, eu conquistei muito mais amizade e figuras inspiradoras femininas)

Top comments (2)

Collapse
 
pachicodes profile image
Pachi 🥑

Um belo artigo! Obrigada por compartilhar Gi <3
Uma dica, pros subtitulos, inves de deixar em negrito, deixa como heading 2, usando ##

Collapse
 
gikapassuti profile image
Gisele

Muchas gracias pela dica !!