DEV Community

Nana
Nana

Posted on

Como foram os meus primeiros 10 dias do desafio 100DaysOfCode?

Qual foi a minha motivação?

Antes de explicar melhor sobre a minha motivação vou compartilhar com vocês algumas coisas que aconteceram.
Eu estava trabalhando em uma empresa onde eu tive uma gestora péssima e isso de fato me machucou muito psicológicamente mas como meu avô sempre dizia que coisas ruins acontecem para que as boas possam acontecer. (Quero deixar explicado que foi apenas uma pessoa ok?)
Depois de tudo isso vieram as coisas boas, casei e meu marido e eu saímos do Brasil e agora vivemos na Irlanda.

Perdi a oferta de emprego qual que vim pra cá, comecei a olhar as vagas, conversar com pessoas e entender os requisitos então ai veio a minha motivação: EU PRECISAVA PRATICAR

Mas porque eu decidi praticar? Porque eu passei e ainda passo sendo a pessoa que não sabe interagir muito bem com código sabe?
Sempre trabalhei com infraestrutura então decidi praticar um pouco mais de programação.

O que eu decidi praticar:

  • Data Structures e Algorithms;
  • Ruby e Rails;
  • Um pouco de Python;
  • Também um pouco de Go;
  • Algumas coisas sobre IaaC (Infrastructure as a Code) que ainda estavam embaçadas pra mim.

Dia 001

Nesse dia resolvi relembrar e praticar coisas básicas como números, strings, methods e data structures.
Esse dia foi bem ok, peguei a documentação do Ruby e mais alguns tutoriais.

Dia 002

Comecei a estudar mais afundo sobre data structures mas perdi o foco e fui praticar Orientação de Objetos, nesse dia eu percebi que estava perdendo o foco muito rápido.

Dia 003

Resolvi fazer alguns exercicios de TDD na plataforma Exercism.io e tive um pouco de dificuldades porque os exercícios mesmo sendo level 'easy' envolviam algoritmos.

Dia 004

Fiz mais exercícios na plataforma exercism e depois fui ler sobre testes e RSpec. Ai percebi uma coisa, eu estava totalmente sem foco, com dor nas costas por causa da má postura e muita ansiedade.

Eu tive sérios problemas com a ansiedade, tinhamos que visitar apartamentos, fazer documentos, entrevistas em inglês. Eu também tive muita dor de cabeça por causa do frio e também por causa da língua.

Dia 005

Fiz mais alguns exercícios no exercism e depois comecei a fazer o código para o sorteio de brindes do RaislGirls Porto Alegre.

Dia 006

Como o meu marido também trabalha com tecnologia e também está fazendo o desafio fui ajudá-lo a resolver um Sudoku, foi muito desafiador acho que fiquei umas duas horas (ou bem mais) fazendo o código.

Fiquei refletindo sobre a minha falta de foco.

Dia 007

Fiz mais alguns exercícios, dessa vez no leetcode e do exercism também. Para resolver o problema inicial do foco fiz um pequeno plano de estudos onde envolvia estudar arquitetura, data structures e algorithms e Ruby (óbvio).

Dia 008

Depois de organizar os estudos, comecei de fato a estudá-los, fiz mais exercícios (leetcode e exercism) e depois mostrei para o Ruan (@rlnunes - meu marido) como funciona o GitLab CI.

Dia 009

Nesse dia resolvi focar em arquitetura e data structures, sabe porque? Reprovei na entrevista do Facebook por não saber data structures e algoritmos, eu me senti extremamente mal por não saber essas coisas...
Depois da dica de um amigo adotei o método pomodoro para manter o foco e coloquei no Google tasks o que estou estudano com alguns prazos estipulados.

Dia 010

Terminei um breve curso sobre arquitetura hexagonal e que foi muito esclarecedor, segui estudando data structures e ruby. Coloquei os códigos no GitHub e GitLab.

O que eu aprendi.

  • Aprendi que está tudo bem eu parar alguns dias, nós não somos máquinas certo?
  • Também aprendi que está tudo bem eu não saber certas coisas.
  • Eu não preciso ter pressa!!!
  • Nós não somos Super Heróis!

Links que eu tenho utilizado para estudar:

LeetCode
Exercism
Data Structures

Top comments (0)