DEV Community

Cover image for Como criei um Web App utilizando dados do Spotify
Raul Andrade
Raul Andrade

Posted on

Como criei um Web App utilizando dados do Spotify

Idealização

Há um tempo eu estava pensando como seria criar um Web App utilizando os dados do Spotify, após refletir por alguns dias cheguei na ideia de uma aplicação. Por gostar de sempre escutar música enquanto realizo tarefas, pensei em uma aplicação que me ajudasse a conhecer novas musicas, obviamente dentro do Spotify já existem diversas maneiras de conhecer novas musicas, mas eu queria conhecer do meu próprio jeito.

Portanto, criei o Randomfy, uma aplicação que me permite ouvir a prévia de uma música e decidir se gosto ou não dela por meio de likes e dislikes, muito similar ao Tinder. Quando o usuário logado no Randomfy decide que gosta da musica e aperta o botão de like, e o Randomfy recomenda uma nova musica com base na musica curtida.

Processo burocrático

Legal, mas e o processo para criar a aplicação? O processo para a criação de um App no Spotify é bastante simples, você precisa ter uma conta no Spotify, acessar o Spotify para desenvolvedores com essa mesma conta e preencher um formulário. Após isso você consegue criar quantos Apps desejar clicando em um botão “create an app”.

Quando você clica no botão é necessário colocar o nome e descrição da aplicação, após isso você consegue ter acesso a sua Dashboard. Com o App criado é possível observar que ele ainda está em modo desenvolvedor e somente 25 pessoas que você deve cadastrar no App podem fazer uso dele, e para aumentar o limite de usuários é necessário submeter extensão de quota. Essa extensão o Spotify pode ou não recusar, pois é necessário informar o motivo da criação do App e como você vai utilizar os dados do Spotify. Minha recomendação é solicitar a extensão somente quando você tiver uma primeira versão pronta, pois no momento da solicitação é necessário enviar printscreen da aplicação e um link para acessa-la.

Um ponto importante a levar em consideração ao solicitar uma extensão de quota, é se atentar aos termos de serviço do desenvolvedor e diretrizes de branding, pois quando usamos conteúdo de terceiros precisamos seguir as normas deles. No caso do Randomfy, eu arredondei algumas imagens, e no processo de desenvolvimento acabei esquecendo que havia feito isso, então quando solicitei para o Spotify deixar meu App público eles o rejeitaram algumas vezes, até eu observar que este era o problema. Nos emails enviados pelo Spotify eles eram bem específicos, me informando que não estava seguindo as diretrizes de branding, mas na minha cabeça eu estava, e até descobrir isso foram dois dias.

Ainda sobre a solicitação de extensão de quota, o tempo médio que levava de uma solicitação e a sua resposta é menos de um dia, geralmente eu solicitava a noite e logo pela manha recebia um e-mail me informando se eles haviam ou não aceitado.

Considerações

Com o App criado você pode acessar a documentação e entender como os endpoints funcionam e criar algo incrível. Possui uma parte na documentação do Spotify, onde eles mostram apps maravilhosos criados pela comunidade.

Por fim, eu particularmente gostei bastante da documentação da API do Spotify, é muito boa e com bastante exemplos de como utilizar. Se você ficou curioso sobre como foi feita a parte técnica do Randomfy deixe um comentário para que eu possa saber se devo escrever sobre.

Referências

Api Spotify
Readme do Randomfy
Créditos da imagem de capa

Top comments (1)

Collapse
 
f2acode profile image
Felipe Augusto

Muito bem escrito! Esses detalhes burocráticos e de configuração são complicados, é bom ter conteúdos que desbravam essas áreas inóspitas :)