DEV Community

Estevão Watanabe
Estevão Watanabe

Posted on

Conceito de Mock

Olá, esse é meu primeiro post no dev.to.

Vou começar a minha jornada para ajudar a comunidade colocando um pouco do que estou aprendendo durante o meu dia a dia, com isso espero ajudar alguém. :)

Bom vamos lá...

Mock serve para substituir o retorno de uma função muito demorada com algum retorno esperado.

Veja esse exemplo:

   //Instaciando o Mock

    var userMock = new User() {
        id = 123;
        name = "John Doe"
    }

    public User GetById(string id) {
        // Ir até o banco de dados e buscar o usuário de acordo com aquele ID
        return user;
    }

    //Exemplo para retornar o userMock da função GetById
    _mock.Setup(x => x.GetById(It.IsAny<string>())).Returns(userMock);

Nesse caso eu estou falando que para a função GetById o retorno dela vai ser userMock, com isso diminuímos o tempo dos testes, pois eles não precisam ir para o banco de dados e buscar a informação.

Uma característica interessante do Mock é que eu sempre assumo que o retorno da função está sempre certo, não queremos testar o retorno da função que pega do banco de dados, seria alguma outra função que necessita desses dados.

Bom por hoje é isso...

Gostaria do feedback de vocês, espero que gostem.

Top comments (0)