DEV Community

Cover image for Querido diário, hoje descobri o golang...
Linive
Linive

Posted on • Updated on

Querido diário, hoje descobri o golang...

Nunca sei bem por onde começar, sempre parece que estou falando sozinha...
e talvez esteja 😜

Meu nome é Línive, sou de Maceió-AL e tenho 23 anos, quase 24. Agora que me apresentei, vou contar um pouco sobre a minha curta historia com a programação. Quando eu falo curta, é curta mesmo.

Na minha infância/adolescência sempre tive interesse por tecnologia e programação. Ficava fascinada com qualquer filme que mostrasse um programador, mas infelizmente nunca tive um contato real. Depois disso comecei a achar que programação era uma coisa difícil demais para mim, nunca fui a melhor em matemática, beeem longe disso...

Este ano, 2020, decidi que aprenderia a programar, ou pelo menos tentaria. Foi no momento dessa decisão que minha curta aventura começou. Sim, estou narrando minha vida como se fosse um filme da sessão da tarde.
A primeira coisa que eu fiz foi pesquisar um pouco sobre este universo, logo de cara notei algumas coisas:

: O universo da programação é amplo e pode ser confuso para quem esta tendo o seu primeiro contato. São muitas informações para processar, fiquei perdidinha.

Alt Text

: Existem muitas fontes de informação e muitas pessoas dispostas a te ajudar, existe uma filosofia de comunidade e união no mundo da programação. Para a minha felicidade e a felicidade de todos aqueles que estão começando.

: Dentro dessa comunidade existem algumas brigas de família, as formosas picuinhas. Não vou mentir, gostei dessa parte também, as coisas nunca ficam chatas. Sempre tem uma treta nova para acompanhar, confesso que eu não entendo nem metade delas, mas estou estudando para isso ✌.

No meio de tantas informações, comecei estudando HTML e CSS.

Alt Text

Logo fui informada que não são linguagens de programação 🤷‍♀️... Depois estudei o básico de Javascript e em poucas semanas já estava conseguindo fazer algumas coisas legais, to-do lists, alguns joguinhos e sites básicos. Foi legal por algumas semanas, mas depois me bateu uma dúvida, não estava certa se era realmente isso que eu queria.

Sempre fui uma pessoa muito ligada ao visual, já estudei arquitetura e publicidade, trabalhei na área de design e produzi conteúdo para redes sociais, mas de alguma forma eu queria fazer mais, não queria parar no front-end. Decidi pesquisar um pouco sobre back-end.

A primeira informação que encontrei foi sobre o node js. Poder rodar JS no front, no back e ainda de quebra no mobile, parecia um sonho. Mas por alguma razão continuei minha pesquisa, e como toda boa twitteira, fui olhar no twitter o que estavam falando sobre ele. Foi lá que levei um banho de água fria. Descobri mais uma treta: node vs deno. Eu estava com 90% de certeza de que iria para a stack JS, mas fiquei perdida mais uma vez... então fiz a única coisa que qualquer pessoa sensata faria, continuei vendo tretas no twitter, porque the treta never ends.

Alt Text

Foi no meio de uma treta que eu encontrei um curso completo sobre Go. Claro que eu nem sabia o que era go, então fui pesquisar. Gostei muito do que encontrei e decidi escolhe-la como minha primeira linguagem real oficial. Para ser sincera, eu escolhi unicamente por causa do seu mascote, apresento-lhes o Gopher.

Alt Text

Falando sério, eu queria apostar em uma linguagem que pudesse me dar retorno no futuro. Esse foi o maior motivo de ter desistido de node, atualmente ele é mas utilizado que o go, mas a treta node vs deno me deu a impressão de instabilidade no mundo Javascript, fiquei com medo de investir tempo e esforço em algo que daqui a dois anos pode ser substituído. Eu nem sei se essa impressão é real ou não.

Go ainda não é tão utilizada aqui no Brasil, eu acho, mas é uma das linguagens que mais cresce. Ela é muito nova e foi criada pela google, tem tudo para ter uma vida longa e prospera, então apostei nela, mesmo sem ter certeza se realmente me trará retorno a longo prazo.

Lembra do curso que eu achei no meio da treta? Comecei ele hoje e é maravilhoso!. @ professor@ se chama Ellen Körbes e el@ é descoladíssim@, passa o conteúdo de forma muito didáctica e com uma confiança incrível.

O vídeo da primeira aula está aqui, caso alguém queira acompanhar. Se você for tão curios@ quanto eu, vamos de twitter.

Já falei até demais, resumindo, estou aqui para relatar minhas descobertas diárias no mundo Golang.

Por hoje é só, até a proxima. Let's code!

Alt Text

Top comments (0)