DEV Community

Cover image for Primeiros Meses como Nômade Digital [PT-BR]
André N. Darcie
André N. Darcie

Posted on

Primeiros Meses como Nômade Digital [PT-BR]

Introdução

Estou vivenciando o período mais surpreendente e único de toda a minha vida. Tudo começou após meu aniversário de 30 anos, quando decidi me aventurar como nômade digital. Inicialmente, passei um tempo em Juiz de Fora, Minas Gerais, segui para Vitória, Espírito Santo, e agora estou em Salvador, Bahia. Estou aberto a explorar muitos outros destinos que a vida possa me reservar.

É fantástica essa possibilidade de conhecer uma cidade, seus pontos turísticos, mas além disso, conhecer realmente como é o dia a dia, a rotina, as pessoas, os lugares, a cultura local, a forma de pensar, fazer amigos, as coisas boas e ruins, uma experiência antropológica. Como disse Abujamra, "Um periscópio sobre o oceano do social." O que mais me surpreendeu, no fim, foi que eu me conheci muito mais, pois me expus a novas pessoas sem medo e sem receio, dada a liberdade da minha nova vida, pude ser completamente eu.

Motivação

Percebi que, enquanto nos distraímos, a vida simplesmente acontece ao nosso redor. Constatei que passei quase toda a minha vida nos mesmos lugares, mantendo a mesma rotina. Morei grande parte desse tempo em minha cidade natal e, posteriormente, na cidade onde inicialmente exerci meu trabalho presencial.

Ter a possibilidade de trabalhar remotamente de qualquer lugar com internet é um privilégio imenso. Basta colocar o notebook na mochila, roupas na mala de bordo, e seguir de coração aberto, sem destino. Viajar apenas durante as férias, duas vezes ao ano, não é suficiente para mim. A visão meramente turística, roteirizada e mecânica, não captura a essência de um lugar. Vivenciar o dia a dia é tão diferente; você se acostuma com o local, sente falta das ruas onde morava, dos amigos que fez, e das conversas profundas que teve com pessoas completamente diferentes que fizeram seus olhos brilharem.

Construí meu lar com minhas coisas, meus bens, minhas plantas, flores, quadros, arte, livros e presentes de amigos. Mas, depois de construir tudo, nada é melhor do que destruir e reconstruir tudo de uma maneira completamente diferente.

É como ser um hobbit que decide deixar o Condado. No Condado, temos a família, os amigos, as bebidas, o tabaco no cachimbo e o conforto. Olhar para a estrada sem ter certeza de nada, enfrentar os perigos do mundo – a jornada parece sombria e distante. Mas, assim como Bilbo, nunca me arrependi. Quando ele voltou, tinha histórias para escrever e nunca mais foi o mesmo.

Como funciona?

Acredito que o aspecto mais interessante para quem deseja iniciar ou avaliar a viabilidade desse projeto é poder fazê-lo com um amigo. Meu amigo e eu trabalhamos na mesma empresa e ambos temos a flexibilidade de trabalhar 100% remotamente, o que nos permite dividir o custo do Airbnb, que é o elemento mais caro e crucial. É essencial que o local escolhido esteja completamente mobiliado e pronto para morar, equipado com itens essenciais e, principalmente, uma internet confiável, além de uma mesa e cadeira adequadas para o trabalho. Todo esse ambiente precisa acomodar confortavelmente duas pessoas.

Inicialmente, o Airbnb pode parecer caro, pois muitas pessoas o utilizam para estadias curtas. No entanto, quando você reserva por um período maior, como um mês ou dois, o valor diminui. Dividindo o custo entre duas pessoas, acaba saindo praticamente o mesmo que alugar um lugar sozinho, embora isso possa variar bastante.

Para viajar de uma cidade para outra, usamos ônibus ou, para distâncias maiores, avião. Na cidade, utilizamos o Google Maps, TripAdvisor, TikTok e Instagram para explorar e conhecer pessoas, perguntando sobre lugares interessantes para visitar, pontos turísticos, restaurantes, passeios, parques, museus, festas e baladas. Usamos aplicativos como 99 e Uber para nos locomover.

Carrego comigo uma mochila com o essencial para trabalhar: notebook, mouse, base para o notebook, carregador e fone de ouvido. Além disso, levo uma mala de bordo com todas as minhas roupas e itens pessoais. O restante, como itens consumíveis, compro na cidade onde estou.

Experiências

Juiz de Fora - Minas Gerais

Até mesmo a casa em Juiz de Fora, com o livro da Rita Lee, me deixou totalmente apegado. Aquela casa parecia guardar a história de uma família que viveu grandes momentos. E que delícia foi experimentar a comida local! O show do Sepultura foi emocionante, a roda punk, e beber na lâmpada foi uma experiência única e divertida. Fumar charuto e saborear a comida típica foram prazeres que nunca esquecerei. Visitar o Bar Viking e participar do sorteio da roleta foi uma aventura emocionante.

Explorar o Museu Mariano Procópio foi fascinante; os jardins, o casarão e o museu com suas estátuas em estilo clássico, obras de arte e animais empalhados foram incríveis. O Museu da História do Brasil, com o famoso quadro do Tiradentes, foi uma viagem no tempo. Provar o melhor bacalhau com nata da vida, em um restaurante construido dentro de uma pedra gigante com agua escorrendo, depois pra ir embora se perder nos becos.

Visitar o Museu do Poeta Murilo Mendes e o centro histórico foi enriquecedor. Subir no Morro do Imperador e apreciar a vista de toda a cidade, ver o Cristo diferente, comer um sorvete delicioso, seguir pela trilha e depois voltar.

Vitoria - Espírito Santo

Em Vitória, foi a primeira vez que vi a praia e senti a areia sob meus pés. Comer caranguejo foi uma experiência desafiadora e divertida; passei horas tentando e até fiquei sujo, mas valeu a pena! Sentir o cheiro da maresia todos os dias era revigorante, até a água do banho parecia diferente. Saborear carne de peixe fresca, dançar muito no Vitória Pub, várias vezes com amigos e até na despedida, foi maravilhoso. Ver tartarugas pequenas, médias e até gigantes no Projeto Tamar.

Passava as noites sentado na praia, observando os aviões passarem, o mar, as estrelas no céu aberto, sentindo a brisa suave passar pelo meu corpo. Foram momentos de paz que nunca havia sentido antes. Visitei o Convento da Penha, com uma vista indescritível e um lugar antigo cheio de história. No pico, dava para ver várias praias e toda a cidade, tanto Vitória quanto Vila Velha.

Dancei muito, comi muito e ri muito. Vi a estatua de Yemanjá, vi as ondas e a ponte gigante e curvada. Experimentei pela primeira vez a pizza oficialmente napolitana, andei de patinete elétrico, saboreei moqueca, chopp de sabores variados, café e chocolate amargo, frutos do mar, ostras, e um sofisticado macarrão com vinho. Fui a uma festa de aniversário no parque, caminhei pelas ruas sem destino à noite, conheci pessoas únicas e fui a um restaurante colorido e artístico.

Visitei o Museu de Arte do Espírito Santo, vi os prédios históricos do centro, os monumentos, tomei canelinha e dancei com amigos antes de me despedir. Peguei um avião pela primeira vez na vida. Cada momento foi inesquecível e Vitória se tornou um lugar especial no meu coração.

Ao caminhar pelas praias e sentir a areia entre os dedos, olho para o horizonte e me dou conta de como sou afortunado por estar aqui, por viver este momento.

Salvador - Bahia

Cheguei em Salvador e fui diretamente para o Pelourinho. Lá, vi capoeira, casas coloridas, museus históricos e a Igreja de São Francisco, que foi como parar no tempo. Nunca vi tanto ouro e tanta arte contida em um só lugar. As inscrições em latim "a morte vem para todos" me marcaram profundamente. Sem dúvida, é a igreja mais bonita que já vi na vida, cheia de história. Experimentei carne de sol e conheci a primeira sorveteria do Brasil. Visitei o lugar onde Michael Jackson dançou, vi o Elevador Lacerda e fui ao Bar do Preto.

A cada dia que passa, sinto meu coração bater mais forte por Salvador. Estou encantado, apaixonado, transformado. Este lugar, com suas histórias e sua gente, está me mostrando um novo jeito de viver, mais leve, mais alegre, mais pleno.

Provei o famoso Acarajé da Cira, fui à Praia da Barra, visitei o Museu Náutico e assisti ao pôr do sol. Fui ao farol pela primeira vez, vi canoas e navios, andei de caiaque, comi açaí com chocolate, observei a praia lotada e a alegria do povo, ao lado de um carnaval vibrante. Visitei a casa de Jorge Amado e vi seus amigos poetas, artistas, músicos e diretores de cinema. Ali, percebi que uma parte significativa da cultura brasileira foi criada. Assisti ao meu primeiro jogo de futebol oficial, vi a torcida gritar, chorar, comemorar e reclamar, cantar em sincronia. Comi carne de sol com farofa, sentei ao lado de uma estátua e saboreei o melhor vatapá da minha vida.

Cada esquina uma nova aventura. O cheiro do acarajé fritando na rua, as cores vibrantes das vestes baianas, o som dos tambores que ecoam nas ladeiras do Pelourinho – tudo isso me faz sentir mais conectado com as raízes do nosso país. A energia de Salvador é contagiante e vou continuar por aqui por um bom tempo.

Conclusão

Está valendo a pena? Já bateu o arrependimento? Sinto saudades da minha família e amigos, mas tenho um medo profundo de, em outra dimensão, eu ter decidido ficar. Já sou uma pessoa diferente; vi e conheci coisas que nunca imaginaria que existiam. Amei sair para caminhar depois do trabalho na praia em Vitória, amei os amigos que fiz lá, os museus e as histórias, as noites. Agora, estou completamente apaixonado por Salvador. Que brasileiro sou eu que não conhecia Salvador, a primeira capital do Brasil! O Brasil é extremamente rico em cultura e diversidade; estou de coração aberto, nunca senti essa paixão arder dentro de mim de maneira tão intensa, de estar vivo e poder aproveitar tudo o que a vida oferece.

Agradeço imensamente por ser um nômade. Ser capaz de explorar diferentes cantos do Brasil, cada lugar com suas particularidades e belezas únicas, é um privilégio inestimável. Compartilho todas essas experiências e aprendizados no meu Instagram @andre.darcie. Sinto-me profundamente grato e animado para continuar essa jornada, descobrindo e vivendo intensamente cada momento.

Muito obrigado pelo seu tempo e atenção em ler até aqui. Espero que este texto tenha te motivado e encantado de alguma forma. Sinta-se à vontade para perguntar qualquer coisa! 😊

Top comments (8)

Collapse
 
roberta_rebeca_3b69d41ed6 profile image
Roberta Rebeca

Como foi bom me torna sua amiga Bahiana sem o sotaque 😊!
Saiba que você sempre será o amigo mas cavalheiro que já tive.. continue essa pessoa linda por dentro e por fora..
Curta bastante a sua aventura encantadora, que e o nosso brasil, cheio de alegrias e culturas diferente, amei suas experiências 🥰, bjs até mas .

Collapse
 
andredarcie profile image
André N. Darcie

Oi, Roberta! Fico muito feliz em ler suas palavras e saber que nossa amizade significa tanto para você quanto significa para mim. Você é uma pessoa incrível, cheia de luz e energia positiva, e estar ao seu lado é sempre um prazer imenso! 😊

Vou continuar aproveitando cada momento dessa jornada pelo nosso Brasil maravilhoso, com suas diversas culturas e belezas.

Collapse
 
cain_frei_5a5e31ec2ebb33 profile image
Cainã Frei

A cada parágrafo me sentia mais feliz por você mano! Quanta experiência, lembranças, muito motivador e emocionante. Você merece tudo isso!

Collapse
 
andredarcie profile image
André N. Darcie

Muito obrigado, meu amigo e irmão! Fico muito feliz em saber que você gostou e se sentiu motivado com o texto. Vamos continuar aproveitando a vida ao máximo! Abraço!

Collapse
 
diguifi profile image
Diego Penha

simplesmente sensacional, no aguardo para mais relatos

Collapse
 
andredarcie profile image
André N. Darcie

Muito obrigado, Diego! Fico muito feliz que tenha gostado. Pode deixar, vou continuar compartilhando todas as minhas aventuras!

Collapse
 
felipeherc profile image
Felipe Oliveira

Que orgulho de ti, mano.
Absurdamente feliz por sua felicidade, você merece isso tudo e muito mais!
Saudades

Collapse
 
andredarcie profile image
André N. Darcie

Muito obrigado pelas palavras, mano! Sua amizade e apoio significam muito para mim. Espero que você esteja bem também. Você é mais que um amigo, é um irmão! Abraço forte!

Some comments may only be visible to logged-in visitors. Sign in to view all comments.