DEV Community

Davi da Silva Bento
Davi da Silva Bento

Posted on

Como é trabalhar com clientes internacionais?

Muita gente me pergunta como é trabalhar com clientes internacionais e vou tentar passar um pouco do que vivenciei nesses 2 anos trabalhando com eles, e baseado nas minhas experiências pessoais como freelancer trabalhando para empresas tipo start-up e médias, principalmente para os EUA e Canadá, de forma full-remote.

Qual nível de senioridade para trabalhar pra fora?

Não existe uma regra, mas na maioria das vagas eles preferem devs com pelo menos 3 anos de exp, dificilmente eles contratam como junior ou estagiário, eles preferem alguém mais "maduro profissionalmente" e que consiga tomar decisões técnicas. Como o trabalho é remoto, envolve fuso horário e nem sempre o seu time vai estar online no mesmo horário que vc, então vc precisa saber desenrolar sem alguém te dando suporte/apoio.

O código deles é melhor que o nosso?

É normal a gente pensar que a grama do vizinho é sempre mais verde. Nós pensamos que os gringos sabem programar melhor do que nós brasileiros, eles são mais exigentes sim nos processos seletivos, como citei no meu artigo anterior, mas no dia-a-dia do trabalho o código em si não muda muito, nem pra pior nem pra melhor, até por que consumimos muito conteúdo gringo, como vídeos, tutoriais, e podemos ver que o código não tem nada de "outro mundo". Então não precisa ter medo pois if é if em qualquer parte do mundo.

Como é a comunicação no time?

Como o trabalho remoto envolve fuso horário, nem sempre seu colega de time vai estar online no mesmo momento que vc, mas no geral sempre temos alguns horários predefinidos para o time todo estar online, para dar suporte, fazer reuniões (daily, por exemplo). Na maioria dos casos eles são mais "diretos ao ponto", dificilmente vc participa de reunião que leva horas, ou reuniões sem sentido. Eles gostam de ir direto ao ponto e perder menos tempo possível, tanto o seu quanto o deles, e se for possível eles resolvem a maior parte das coisas via chat (slack, por exemplo). E isso vale tanto para as reuniões quanto para as tarefas em si, normalmente quando a tarefa chega no desenvolvedor, ela já foi validada com o time de produto/marketing e precisando de pouquíssima mudança, o que diferencia do Brasil (em algumas empresas que passei) onde o processo de criação/planejamento de tarefas era caótico, e muitas vezes o dev tinha que ficar mudando a tarefa ou dando opiniões sobre regras de negócio para o time de produto.

É preciso ter inglês fluente?

Como citei no artigo anterior, não é preciso de inglês fluente para se comunicar com eles, até por que a maior parte do nosso dialogo é mais técnico, mas claro quanto mais vc souber melhor.

A cobrança é maior?

Cobrança também é um ponto, principalmente para quem trabalha com full-remote como eu. Normalmente eles não gostam de "micro gerenciamento", que é quando as lideranças têm um excessivo controle pela equipe, querendo saber a todo momento atualizações sobre as tarefas. Aqui não tem essa cobrança absurda, eles entendem que fazer código de qualidade leva tempo, e eles preferem um código bem feito, mas que leve tempo do que um código feito rápido e mal feito.

Claro que vc precisa dar atualizações sobre seu trabalho, se está progredindo, se está bloqueado por alguma razão, mas não é uma cobrança absurda como citei acima, nesses 2 anos que estou trabalhando remoto com gringos, nunca me senti tão confortável e "livre" para pensar e tomar as melhores decisões, com tempo necessário para entregar cada feature da melhor forma possível.

Eles gostam de trabalhar com brasileiros?

Sim, dificilmente rola preconceito no sentido de menosprezar nós brasileiros, eles valorizam bastante nosso trabalho e entendem que são culturas e idiomas diferentes, e que em alguns momentos vão haver divergências desses pontos, mas isso não interfere em nada no trabalho, eles até gostam e sempre perguntam coisas pessoais sobre nossa cultura, lugares para ir, e etc.

Como é receber o pagamento?

Falar de pagamento levaria um artigo inteiro pois envolve vários fatores, mas um resumo bem resumido é:

  1. Eu recebo o pagamento (direto em dólar) numa conta da empresa, que serve apenas para eu transferir o valor para outro lugar
  2. Eu consigo transferir esse valor para o PayPal, ou fazer Wire Transfer. No meu caso eu faço uma Wire Transfer para a Husky, que me ajuda a fazer esse "meio campo", trazendo o dinheiro pro Brasil
  3. A Husky recebe essa remessa em dólar e já converte para real, na cotação naquele momento, e eu posso transferir esse valor em Real para uma conta aqui no Brasil, no meu caso eu uso uma conta PJ da Cora
  4. Recebendo esse valor em Real, eu gero uma NF de prestação de serviço (como exportação de serviços) com esse valor em Real que eu recebi

Esse é só um resumo, não vou entrar em detalhes nem citar questões de CNPJ, taxas, etc.

Conclusão

Claro que essas perguntas foram respondidas com minhas experiências pessoais e que podem variar de caso pra caso, mas no geral, trabalhando com mais de 6 clientes/empresas diferentes, foi isso que vivenciei.

Top comments (1)

Collapse
 
nicholas_eduardo_5da75a43 profile image
Nicholas Eduardo

Obrigado por compartilhar suas experiências 🙏