DEV Community

Cover image for Como lembrar mais facilmente dos comandos Linux
Gustavo Rafael Kühl
Gustavo Rafael Kühl

Posted on

Como lembrar mais facilmente dos comandos Linux

Minha dica para quem está começando no mundo Linux, e está tendo dificuldade em lembrar dos comandos de CLI (comand line interface):

Pense no comando como se ele fosse a ação que ela representa. Por exemplo, o comando ls -la é utilizando para listar todos os arquivos em um diretório, utilizando a forma longa. Lista é List em inglês, e o comando ls usa as letras l e s de List.

terminal

Isso também se aplica às flags dos comando, como -l, -a ou -la como muitos utilizam. Essas são flags do comando ls, em que o -a significa all, ou todos em português. E -l é para usar o formato de lista longa (long).

Traduzindo o comando ls -la ou ls -l -a:
Eu estou pedindo para o computador me listar todos os arquivos em um diretório, utilizando o formato de lista longa.

Essa técnica também pode ser utilizada para comandos dentro do Vim, que sei que é o maior terror da galera. Por exemplo, se eu quiser sair (quit) de um arquivo, eu uso o comando :quit, e se eu quiser escrever (write) minhas alterações no arquivo, eu uso o comando :write. Para facilitar, ainda posso escrever as alterações no arquivo e sair dele ao mesmo tempo, juntando os comandos em :wq.

Top comments (0)