DEV Community

Ana Luisa Santos
Ana Luisa Santos

Posted on

Diário de Bordo #1

Essa é uma documentação diária do meu processo de estudos e evolução como desenvolvedora Front-End. Os objetivos deste diário é trazer a tona os principais fatores que será preciso melhorar para que o proveito dos meus estudos sejam amplificados, além de trazer um breve resumo direto ao ponto e simplificado de cada tópico estudado ou de qualquer coisa que eu aprenda de novo e que tenha me pego de surpresa xD.

Para iniciar meu diário, resolvi trazer algumas coisas que eu pude identificar através de uma observação do meu desempenho como Desenvolvedora e descobri tais coisas:

  1. É necessário ter um desenvolvimento detalhado dos projetos/exercícios que eu gradativamente desenvolva.

  2. Mais treino de Lógica, resolução de diversos problemas, desde o mais simples ao mais avançado que eu puder resolver e análise do problema em questão e análise.

  3. Compartilhamento do que é aprendido.

Bom, como podem ver esses são três tópicos que atualmente eu preciso desenvolver e melhorar, e irei fazer um breve comentário sobre eles agora. Em relação ao primeiro tópico, eu resolvi utilizar diagramas para detalhar melhor cada problemas que eu irei resolver daqui pra frente, então vocês verão alguns diagramas que eu criarei nos próximos diários de bordo. Segundo tópico, eu percebi pois estou tendo alguns problemas nas resoluções de exercícios, acredito que deve ser pelo fato do conteúdo ainda não ter sido fixado corretamente, além da melhoria que preciso ter em meu pensamento lógico, logo, pegarei diversos exercícios para resolver utilizando JavaScript, não importa se eu demore 1h, 2h, 3h ou 1 dia para resolver, será feito 100% com base nos meus conhecimentos adquiridos gradativamente. E terceiro e último tópico, irá ser trabalhado junto com o segundo, pois servira como uma forma de fixar melhor o que eu for aprendendo, para não esquecer no dia seguinte xD (o que é normal quando se aprende algo novo e não tem nenhum tipo de convivência com ele).

Por fim, para não deixar esse diário só na introdução, vou trazer um resumo do que eu aprendi de JavaScript nessas semanas (alguns dos tópicos a serem inseridos eu já tinha aprendido antes, mas aproveitei o tempo para revisar).

  • Sintaxe Básica.

  • Manipulação do DOM.

  • Funções.

  • Vetores/Arrays.

  • Condições e Loops.

  • Includes, endsWith e startsWith.

  • Spreat Operator.

  • Rest Operator.

  • Desconstrução de Objetos e Arrays.

Além disso eu pretendo estudar mais sobre funções e objetos, Fetch API/Ajax, mais do ES6+, entender alguns conceitos de Hoisting, Event Bubbling, Scope, Prototype, Shadow DOM e strict, um pouco de NodeJS e JSON, modularização e RegEx. Assim que passar dessa etapa e ficar ferinha em JavaScript, irei focar 100% em ReactJS para aproveitar o máximo do meu foco, depois disso irei decidir entre aprender Styled Components ou TypeScript(Já tenho uma vivência breve com essa linguagem).

Por enquanto é isso, até mais!

Top comments (0)