DEV Community

Roberson Miguel
Roberson Miguel

Posted on

Nunca foi sorte, sempre foi atitude.

Quando eu tinha meus 16 para 17 anos, fiquei desempregado, entre muitas outras desculpas que o mercado prega, naquela época era que o jovem nessa idade poderia ser chamado pelas forças armadas, e se caso ocorresse era como se o empregador tivesse prejuízo.

Então, eu precisei "me virar" e entre muitas coisas que eu PODERIA fazer naquele momento, e fiz, fui entregar panfletos nas ruas, a primeira possibilidade foi como entregador de panfletos de vendas de planos de saúde.

Logo, eu vi que algumas pessoas com mais idade tinham uma prancheta que eram preenchidas(pesquisa de campo) com telefone e algumas perguntas sobre planos de saúde, enquanto a gente entregava os panfletos num determinado bairro.

Os donos do negócio de posse dessas informações, faziam ligações telefônicas e tentavam convencer as pessoas pela troca de plano e com isso eles embolsavam as 3 primeiras parcelas do plano pago pelo cliente.

Era muito dinheiro aquilo. Um dia na hora do almoço eu peguei uma das pranchetas e me arrisquei ligando para algumas pessoas. Antes eu tinha observado(meu próprio onboarding) o processo e me iterado dos valores e planos que eles mais "empurravam" para as pessoas. Foi relativamente fácil vender plano(Vendedor Junior), quando os donos chegaram e viram o que eu estava fazendo apenas disseram:

Você leva jeito para a coisa.

Ali eu recebi minha primeira promoção(Mais trabalho, mais dinheiros) na vida, eu já não entregaria panfletos e poderia vender planos(Novos desafios), mas eu não tinha uma habilitação(Reserva de mercado) para vendas de planos, e então eu ficava apenas com uma pequena parcela(Precarização trabalhista).

Logo em seguida eu, sabendo das artimanhas do pessoal de vendas de plano de saúde, com os entregadores de panfletos, usei do mesmo expediente(Eu e meu primeiro MEI), para vender pages e celulares, mas isso é um fato para uma nova postagem.

E quando dizem que foi sorte, eu digo que foi atitude.(Eu coach)

Qual foi sua primeira atitude na sua carreira?

carreira #vendas #saude

Top comments (0)