DEV Community

Cover image for O que podemos aprender corrigindo bugs
Camila M Belem
Camila M Belem

Posted on

O que podemos aprender corrigindo bugs

Desenvolver jogos não é uma tarefa simples, um jogo é feito de N sistemas e por mais que tenha um certo cuidado e atenção na hora de criar os códigos sempre terá algo que não saiu como planejado, que não era para acontecer, os famosos bugs.

A palavra "bug" é utilizada quando ocorre erros no funcionamento de um software ou hardware. São os comportamentos inesperados, na maioria das vezes esses erros são causados por uma falha no código-fonte.

Dito isso irei trazer alguns pontos que aprendi corrigindo bugs durante esses 6 anos programando jogos. Já trabalhei em 4 empresas de desenvolvimento de jogos, cada uma com segmento diferente, mas todas tinham algo em comum: os bugs.

No começo eu pegava tarefa de bug sem muito propósito pessoal, meu único objetivo era focar em corrigir. Conforme foi passando o tempo comecei a notar que esse tipo de tarefa gerava um impacto muito grande no meu aprendizado sobre o projeto, ou até mesmo sobre aquele único sistema.

Corrigir bug é um processo de aprendizagem, pois é preciso fazer depuração no código, conhecer cada parte do sistema na qual esse bug pertence, as vezes o bug está em um trecho específico do sistema C, mas até chegar nesse ponto foi necessário passar pelo sistema A, B e esse caminho rendeu vários conhecimentos.

Depois que percebi isso, comecei a dar mais importância às tarefas de bugs, sempre que possível pegava bugs com contextos diferentes para corrigir. Claro que só corrigir bugs uma hora acaba ficando chato, por isso é bom ir alternando as tarefas.

Corrigir bug tem me ajudado a ter um fluxo mais certeiro de pesquisa. Para nós, pessoas programadoras, é comum pesquisar na internet alguma solução para algo que estamos programando e dentro do projeto no qual fazemos parte não é diferente, principalmente se é um projeto que está em andamento há um bom tempo.

Saber pesquisar é uma habilidade essencial. Durante o fluxo de pesquisa dentro de cada projeto acabei descobrindo o que me fazia chegar mais rápido ao meu objetivo. Cada projeto tem seu padrão, lógicas parecidas em vários sistemas e isso facilita na hora de pesquisar.

Cada pessoa tem um fluxo de pesquisa, mas na maioria das vezes acaba que alguma coisa é comum e se você quer saber mais sobre como pesquisar de forma eficiente vou deixar o link para um vídeo no meu canal onde eu abordo mais sobre o assunto.

Se você chegou até aqui, quero agradecer por ler ❤️ e comenta ai o que você aprendeu corrigindo bugs, tenho vários outros pontos mas é assunto para outro artigo.

Vídeo: Como pesquisar de forma eficiente

Top comments (0)