DEV Community

Devgym
Devgym

Posted on

Devgym Retro 2024 Jan-Jun

1, 2, 3, testando... alguém aí? Já faz seis meses desde nosso último texto, mas apesar de não ter documentado, muita coisa rolou nesse tempo.

Comentários no site

Desde o começo da Devgym, a ideia era reduzir ao máximo o desenvolvimento da plataforma para evitar codar funcionalidades que não seriam usadas. Nessa linha de pensamento, a Devgym nasceu com um sistema de comentários externo, usando o Disqus com um plano gratuito.

Image description

Só que demorei muito tempo para perceber uma coisa: para comentar no Disqus a pessoa precisava ter uma conta e logar no próprio Disqus, e isso era claramente uma experiência muito ruim. Um cliente me relatou isso. O cliente já estava logado na Devgym e tinha que logar novamente, isso poderia justificar porquê o número de comentários na plataforma era baixo.

Como o projeto já estava finalizando seu primeiro ano, foi um bom momento para olhar para esse débito e assim começou a saga para implementar o sistema de comentários, que honestamente dá mais trabalho do que parece. Essa jornada vai sair em vídeo lá no canal do YouTube, mas em resumo, implementamos uma série de componentes React acoplados na aplicação Golang para chegar no resultado atual. O número de comentários desde então já passou o que tínhamos no Disqus, então valeu o investimento.

Image description

Fórum público

Uma dor que surgiu no primeiro ano da Devgym era o fato da plataforma não ter um espaço para as pessoas trocarem informações, como um servidor do Discord.

Eu pensei bastante em ter ou não um servidor, o Discord é uma plataforma bem completa, mas existe uma curva de aprendizado para gerenciar ela. Além disso, na minha visão, só fazia sentido ter um local de comunicação da comunidade Devgym se isso fosse integrado com o próprio fluxo da plataforma. Coisas como "alguém subiu a solução de um desafio? Um novo desafio é lançado? Evento online marcado para semana que vem? Pessoas são avisadas no chat".

Dá para fazer essa integração entre as duas plataformas usando o sistema de APIs e webhooks do Discord, mas e se quiséssemos ter um espaço privado para quem é Devgym Pro e outro público para o restante dos usuários?

Essa e outras perguntas me fizeram acreditar que o primeiro passo deveria ser ter um tipo de fórum dentro da plataforma, um passo em direção a uma plataforma mais social, sem depender de uma ferramenta externa.

Como já existia uma implementação de comentários que foi feita de uma forma que pode se plugar em qualquer página (até me pergunto se isso não é um microSaaS separado, se alguém quiser conversar sobre isso, dê um toque), expandimos esses componentes React para funcionar também como um fórum ou chat.

Image description

Ainda não parei para medir o número de visitas nessa página do fórum, mas o uso está bem baixo. Não acho que o desenvolvimento tenha se provado necessário ainda, mas nos próximos meses vamos ter algumas ações em que a página deve ter mais uso.

Tráfego pago

Provavelmente eu comentei nos posts anteriores que parte do lucro da Devgym em 2023 deveria ser usado para investir em campanhas de marketing para tentar trazer novos clientes. Eu passei os últimos meses em diversos momentos tentando fazer isso dar certo com o Google Ads e Facebook Ads, mas somente na semana passada tivemos as primeiras duas vendas que vieram desse canal de comunicação. Não vou mentir, essa foi a maior conquista da Devgym desse ano (até então) 🎉 porque destrava um novo mundo.

Image description

As coisas estão começando a fazer mais sentido nesse mundo de tráfego pago e estou refazendo um curso de marketing que fiz há uns 3 anos. É incrível como o conhecimento pode ser absorvido de forma diferente dependendo do seu nível de maturidade para o assunto. Quer saber mais sobre esse mundo de marketing? Dá um salve aqui nos comments para eu fazer um vídeo.

Novos conteúdos

Nós terminamos o último texto de 2023 com a animação lá em cima. Estávamos conversando com diversas pessoas para produzir novos conteúdos de outras linguagens de programação na plataforma, mas a verdade é que saímos desse processo sem ninguém para produzir, por diversos motivos. :(

Por questões pessoais, eu também não parei para lançar novos desafios na plataforma. Essa é a beleza e o stress de ser empreendedor solo. Preciso parar? Vou parar. Não existe nenhuma equipe que dependa de mim, nenhum salário de colaborador para pagar ou ninguém além dos próprios clientes (que têm sido super compreensivos) para me cobrar. Por outro lado eu sou o projeto? Se eu paro, o projeto para? Isso não é uma definição de empresa e tenho pensado muito em como resolver isso, se é que existe uma solução para esse tipo de empreendedorismo solo.

Aos poucos, eu tenho entendido que a Devgym não é uma plataforma que vai vencer na quantidade de desafios, mas sim na qualidade. Eu poderia encher a plataforma de desafios de API com banco de dados, mas não é isso que eu acredito que os programadores precisam. Precisamos de algo realmente desafiador, algo que nos tire do domínio do trabalho, algo que talvez nunca tenhamos a chance de desenvolver nesse ambiente, e com a Devgym é possível vivenciar essas experiências e levar isso para o currículo.

Esse último parágrafo não quer dizer que não lançaremos desafios novos. Aliás, estamos na cara do gol para lançar um novo bem legal e diferente dos outros. Este texto aqui também prova que estamos nos aquecendo e recomendo você a tomar aquele pré-treino, porque uma nova ficha de treino está chegando 💪🏾.

Top comments (0)