DEV Community

Cover image for Como aprender melhor?
Leandro Gonçalves de Oliveira
Leandro Gonçalves de Oliveira

Posted on • Updated on

Como aprender melhor?

Todo final de ano, prometemos a nós mesmos que seremos melhores. Eu prometi que estudaria mais, mas fiquei me perguntando se bastava apenas passar mais tempo estudando. Conversando com amigos, lendo fóruns e ouvindo podcasts, encontrei várias recomendações do livro A mind for numbers da Barbara Oakley. Li, gostei bastante, também o recomendo e quero compartilhar 10 dicas elencadas pela própria autora que têm me ajudado bastante!

Dicas

01 - Relembre

Não adianta apenas sair anotando e/ou grifando, pois como a Barbara diz em seu livro, apenas movimentar a sua mão não significa que você aprendeu algo. É importante que você tente se lembrar do que você estudou, seja em curtos intervalos de tempo (após ler alguns parágrafos), médios (entre as sessões estudos) e longos (revisões trimestrais).

02 - Teste o seu conhecimento

Testes são importantes não apenas para medir grau de conhecimento, mas também para colocar em prática o que foi estudado. Como trabalho com desenvolvimento de software, têm dado certo resolver desafios propostos em livros, por mim mesmo ou desafios de entrevistas, que há aos montes pelo Github. Para programação, há excelentes sites como beecrowd ou HackerRank.

03 - Intercale assuntos

Não é muito eficaz estudar um assunto por muitas horas e apenas uma única vez. Fazer isso é análogo a estudar um dia antes da prova, pois pode até dar certo, mas logo tudo será esquecido.

Eu tenho estudado dois assuntos por semana. Separei segunda, quarta e sexta-feira para estudar um assunto e terça, quinta e sábado para outro.

04 - Resolva problemas diferentes

Não adianta apenas resolver o mesmo tipo de problema, pois ao fazer isso, vamos começar a apenas repetir o que já sabemos. Se desafie a resolver problemas diferentes ou mais difíceis. Caso encontre alguma barreira, encare como uma ótima oportunidade para aprofundar conhecimentos e ir mais longe!

05 - Descanse

Ainda sobre as barreiras, é normal que elas apareçam! Em boa parte do livro, a Barbara fala muito sobre dois modos que o cérebro opera. Não vou entrar em detalhes neste artigo, mas caso encontre uma barreira, afaste-se temporariamente dos estudos, vá fazer outra coisa ou estudar outro assunto.

Ao fazer isso, saiba que seu cérebro vai continuar trabalhando naquele problema. Quem nunca teve aquela "Eureka" enquanto estava tomando banho ou fazendo qualquer outra tarefa cotidiana?

06 - Explique, simplifique e faça analogias

Caso tenha dificuldades com algum conceito, é importante tentar simplificar através de explicações que até uma criança de 8 anos possa entender! O uso de analogias ou frases fáceis de memorizar ajudam muito.

Decorar a tabela periódica dos elementos químicos é muito difícil, por exemplo, mas até hoje me lembro de algumas frases que simplificam o processo. Para a primeira coluna, a frase "Hoje Li Na Kama Robinson Crusoé em Francês" representam os elementos "H Li Na K Rb Cs Fr".

07 - Tenha foco

Durante os estudos, fuja de distrações. Evite qualquer tipo de notificação ou barulho. Eu uso a técnica pomodoro há algum tempo, que consiste em repetidas sessões de foco por 25 minutos e descanso por 5 minutos.

Essa técnica pomodoro também é interessante para mim porque ela me força a fazer outras coisas, como planejar melhor como vou estudar e quebrar grandes e pesadas tarefas em tarefas menores e mais fáceis.

08 - Comece o seu dia pelos problemas mais difíceis

Essa é polêmica! No livro, a Bárbara recomenda começar o dia pelos problemas mais difíceis, pois é quando estamos mais dispostos. Eu sempre fui uma pessoa mais ativa à noite, então estou experimentado trocar um pouco dos meus horários.

E experimentar o que dá certo para ti é importante, pois cada pessoa funciona de forma diferente. Experimente e veja o que dá certo para ti, não encare dicas como regras!

09 - Motive-se

Estudar por estudar pode ser frustrante. Tenha um objetivo para os seus estudos. E não digo sobre um objetivo de resolver um problema específico. Estudar vai te ajudar a melhorar suas condições para conquistar algo que você deseja? É a este objetivo que me refiro!

A Barbara dá a dica de contraste mental, que pode ser feito colocando imagens ou palavras do que você quer próximo a você, isto para você não se esquecer do porquê está se esforçando.

10 - Chunknize

Não sei qual é a melhor tradução para esse termo, mas esse item é tão importante que eu quero escrever um próximo artigo somente sobre isso!

11 - Saiba que nem tudo é rápido

Esse é um item que eu incluí no meio das dicas originais, pois o mundo tem de tudo para nos provocar ansiedade.

Há assuntos que levam tempo, que não dá para aprender em dias, semanas ou mesmo meses. Alguns gênios conseguem, mas eu não sou um deles e eles não são a maioria. Tome cuidado para não se frustrar e abandonar os seus estudos!

E agora?

Aprendi muitas outras coisas com o livro, mas escrevê-las aqui deixaria o artigo muito grande.

Sobre estas dicas, eu as tenho usado combinando tarefas de estudos com tarefas cotidianas. Entre minhas sessões de estudos, por exemplo, eu faço algumas tarefas domésticas e enquanto estou fazendo algo que não exige muita concentração, eu vou repassando o material estudado mentalmente, fazendo resumos (simplificando, criando analogias!), criando "historinhas" (pois são mais memoráveis!) e vou descobrindo o que não entendi bem para estudar melhor depois.

Eu comecei a fazer isso na academia, mas percebi que estava me esquecendo de descansar mentalmente e este descanso é importante por causa de um outro assunto que não coloquei neste artigo, mas também quero abordar depois.

Se chegou até aqui, espero que tenha gostado e que algumas dessas dicas te ajudem!

Referências

Top comments (0)