DEV Community

patrick0806
patrick0806

Posted on • Updated on

Como começar a aprender programação

Quando comecei a aprender programação me senti perdido sobre a enxurrada de conhecimento que eu tinha que absorver, e também a ordem em que eu deveria aprender as coisas.

Então agora uns anos depois estou escrevendo esse artigo no intuito de tentar ajudar alguém que esteja começando a como ele pode começar a aprender e até apresentar alguns materiais ou aulas que podem ajudar. Vou me ater a conteúdos em português por questão de facilidade para quem está iniciando.

Nesse artigo eu vou focar nas duas coisas que precisamos aprender para conseguir continuar os nossos estudos sem ficarmos batendo cabeça por ter pulado uma parte da base.

Logica de Programação

A primeira coisa que precisamos para aprender programação é aprender lógica de programação, qual a utilidade dela ?

Podemos descrever o computador como "burro" ele faz apenas oque é dito explicitamente para ele, a lógica de programação é a organização coesa de uma sequência de instruções voltadas à resolução de um problema, ou à criação de um software ou aplicação. Ela é a base porque é a partir dele que os aprendizados posteriores, como por exemplo o das linguagens de programação, fará sentido.

Para aprender logica de programação aconselho o material do Canal Curso em Vídeo sobre o tema.

Escolher uma linguagem de programação

Após isso o próximo passo seria escolher uma área de estudo como Front-end, Back-end ou mobile, a partir disso escolher uma linguagem de programação e aprende-la. Mas independente da área escolhida, eu aprenderia o javascript pois ele é quase uma bala de prata é possível usa-lo em qualquer uma das áreas embora nem sempre o ideal. Com ele você pode aprender todos os conceitos que necessita.

E após aprender esses conceitos trocar para outra linguagem especifica se necessário se torna muito mais simples, porque tirando a sintaxe que é como escrevemos o código em determinada linguagem os conceitos, são em grande parte reaproveitados por todas as linguagens, o curso em video também tem um otimo curso sobre javascript.

Eu diria que esses são os dois pontos principais para um iniciante aprender, após eles você já deve ser capaz de ver com qual área tem mais afinidade e deseja trabalhar, e assim filtrar e pesquisar coisas mais focadas com área que deseja trabalhar.

Top comments (0)