DEV Community

Paula Diniz
Paula Diniz

Posted on

Minha experiência trabalhando em uma empresa dos EUA

Em 2020 eu realizei uma grande vontade minha como profissional: trabalhar pra uma empresa fora do Brasil, full remoto. Foi logo no início da pandemia e sem dúvida uma das minhas maiores alegrias, mas como muita gente, eu criei expectativas gigantescas e esqueci que uma "empresa lá da gringa" é, no final do dia, apenas uma empresa. Nós temos uma síndrome do vira-lata aqui no Brasil, onde nada aqui presta e tudo lá fora é mais...bonito? Organizado? Que seja, as pessoas criam expectativas quando o assunto é trabalhar fora do país.

Contratação
Por conta de contrato, eu não posso falar o nome do lugar, mas fui contratada do dia pra noite pra ser desenvolvedora front end. Apliquei pelo LinkedIn, depois foi o que já conhecemos: RH, técnica e proposta. Mas vamos ao que interessa, as vantagens e as desvantagens.

O inglês
Fui muito privilegiada por ter estudado inglês desde muito nova, sempre gostei e tive facilidade, mas eu ainda sou brasileira e travava na hora de conversar com alguém em outro idioma. E essa é a grande vantagem, meu inglês melhorou de forma absurda, perdi meu medo de falar/escrever, aprendi expressões novas. "Ah, então precisa de inglês FLUENTE?", é importante que você consiga se comunicar e entender bem o que estão falando, trabalhei com outros brasileiros e eu garanto que nenhum deles deixou de ter sotaque ou cometer erros na hora de alguma explicação. A não ser que a empresa seja muito exigente com isso, todos os outros colegas de trabalho vão te ajudar a desenrolar no inglês e também vão falar mais devagar, assim fica fácil pra todo mundo.

O salário
É, eu sei, você quer ganhar em dólar e euro! Confesso que sou perdida nas minhas finanças, tudo que eu conseguia pensar era em como eu ia receber, quanto, onde, foram muitos questionamentos e um medo horrível do meu dinheiro se perder no meio do caminho. Não tenho nenhum problema em falar de salário, então minha remuneração girava em torno de USD2.500 - USD2.800 por mês, isso é um salário um pouquinho abaixo do que eu receberia caso eu morasse por lá. Convertendo no dólar da época, eu acabei recebendo bem acima do que o mercado brasileiro paga pra um Pleno.

Modelo de contratação e pagamento
Não preciso nem dizer que era "PJ", zero direitos, apenas um contrato de prestação de serviços. O que pra mim foi bom no início, mas depois de um tempo eu pensei que, caso algo desse errado, eu não teria como ir atrás dos meus direitos, visto que a empresa fica lá fora, e isso é algo que eu deixo bem claro: trabalhar pra uma empresa de outro país pode trazer dores de cabeça em termos legais.

Enfim, o pagamento era feito após a emissão do meu Invoice, e durante todo o período usei o *Payoneer pra receber. O Payoneer "cria" uma conta bancária internacional, facilitando o depósito, o valor aparece na sua conta do Payoneer e depois você faz a transferência em reais pra sua conta do Brasil. Simples e rápido.

Expectativas
Toda empresa tem problemas, fim. Quando falei lá no início sobre criar expectativas, foi justamente sobre ir pensando que o problema é o Brasil e a forma como as coisa são levadas por aqui. Empresas tem problemas de organização, de comunicação, funcionários incríveis, funcionários chatos, gente puxando o saco, isso não é exclusivo do Brasil, portanto não iluda achando que você vai trabalhar num mar de rosas. A única diferença e a maior vantagem, é que as pessoas são menos intrusivas e mais fechadas, ninguém quer muito saber quem é seu namorado, o que ele faz, onde você foi no final de semana, e era ótimo não precisar abrir muito minha vida pessoal pra ninguém. Talvez eu tenha dado sorte. :)

E o que você fazia?
O mesmo que eu faria em qualquer empresa do Brasil, eu resolvia problemas, abria PR, fazia código bom, código ruim, tinha dúvida, tinha pair programming. Problemas ténicos são iguais em qualquer lugar, não vai pensando que problema "da gringa" é mais sofisticado, no final é código de qualquer forma, então caso isso seja um receio, fica tranquilo! As mesmas coisas que você desenvolvia aqui, você vai usar em qualquer lugar do mundo.

Bom, agarrem esse tipo de oportunidade, tudo é experiência. Entendam a importância de conhecer uma cultura nova, no final do dia o que mais vai pesar é isso! :)

Top comments (0)