DEV Community

Cover image for The road so far...
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo

Posted on

The road so far...

É engraçado lembrar de quando eu tinha uns 10 anos, enquanto via filmes como Jurassic Park e a Múmia na temperatura Máxima da Globo, eu tinha um amor tão grande por esses temas que meu sonho infantil era ser arqueólogo ou paleontólogo. Já na minha adolescência, como todo adolescente médio de cidade pequena, eu não tinha nenhuma perspectiva de que carreira seguir na vida adulta, meus dias se resumiam a ir para a escola e jogar videogame com os amigos. Por problemas financeiros não pude ingressar na faculdade assim que terminei o ensino médio, e de certa forma, sou agradecido por isso (Deus me livre fazer uma graduação por livre e espontânea pressão). Tentei fazer alguns cursos e faculdades depois de um tempo, mas nenhuma delas me fez sentir “acolhido”, até que...

Uma década depois...

Comecei a fazer gestão de TI e após fazer um módulo sobre lógica de programação com Portugol, fiquei interessado em desenvolvimento. Aprendi um pouco de front end, mas o que realmente chamou minha atenção foi desenvolvimento Android com Kotlin, e pela primeira vez em anos me sinto ótimo estudando, e a cada semana, pequenos progressos na aprendizagem me fazem sentir acolhido por essa forma de arte que é o desenvolvimento.

O Aprendizado até agora

O ano de 2021 foi bem corrido, pois foi último ano na faculdade, mesmo assim resolvi arriscar e assinei a plataforma de ensino da Alura. O que mais chamou minha atenção nessa plataforma foi a organização, mostrando os pré-requisitos para estudar certos conteúdos. Eu estava super ansioso para aprender a desenvolver apps, mas não é tão simples assim, olhei o roadmap e vi que tinha uma escolha a fazer: Kotlin ou Java?
Inocentemente escolhi Java e toda aquela complexidade de linhas e mais linhas estava me assustando, foi quando eu resolvi olhar o Kotlin mais de perto. Sem dúvidas é uma linguagem muito mais “beginner friendly”, sem toda a verbosidade do Java.
Exemplo Java:

class Programa{
    public static void main(String args[])
    {
        System.out.println("Hello World");
    }
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Exemplo Kotlin:

fun main(){
    println("Hello World");
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Atualmente no meu trabalho estou usando o pouco que aprendi em Javascript e MySQL, mas não atuo como desenvolvedor. E espero eu consiga minha primeira vaga de Dev nesse ano de 2022.

Codar escutando 80's city pop se tornou um dos pequenos prazeres do meu dia-a-dia

Top comments (0)