DEV Community

Lucas Nabesima
Lucas Nabesima

Posted on • Updated on

O início da jornada em Java

Eu sou um homem de gostos simples.
Gosto de café sem açúcar, de carne mal passada, de chocolate; o trivial.
E assim como a maior parte das pessoas, não gosto de fazer grandes esforços para atingir resultados que podem ser atingidos com menos.

Por isso, sempre que via os exemplos de Java para um simples Hello World, como isso:

public class HelloWorld {
    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Hello World!");
    }
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Quando simplesmente poderia fazer a mesma coisa com apenas uma linha de JavaScript:

console.log("Hello World!")
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Meu nariz torcia tanto que chegava até à orelha. Apesar de gostar bastante de escrever, eu acredito que Kevin Malone foi certeiro no seu pensamento.
Kevin Malone, de The Office, falando

Por que gastar muito tempo falar muita palavra quando pouca palavra dá jeito?

Esse, inclusive, foi um dos motivos pelos quais o C# me chamou bastante atenção nos últimos tempos. Ele soma a robustez, tipos estáticos e fortes do Java, mas me permite escrever um código mais conciso.


Console.WriteLine("Hello World!")
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Não tem nem comparação.

Contudo, esses dias eu recebi um email com o anúncio da abertura de um bootcamp de Java, da DIO em parceria com a Claro.

Alô DIO paga nóis

Inicialmente a minha reação foi de escárnio, mas aí os pensamentos intrusivos ganharam e fui ver a grade do programa. Honestamente, pareceu bem interessante e me fez pensar "Por que não fazer esse curso?"

Bilbo Baggins

Bom, as respostas podem ser as mais variadas:

  1. Por que não?;
  2. Acredito que ter uma noção básica da linguagem (o que é o máximo que um bootcamp vai proporcionar, não sejamos emocionados) é importante -- recentemente entrei em um projeto em Node e demorou um tempo pra conseguir entender como as coisas estavam funcionando;
  3. Sigo fielmente o conselho que o ET Bilu deu quando agraciou nosso planeta com sua visita:

ET Bilu pedindo para a humanidade procurar conhecimento

Mas para garantir que eu vou chegar até o final desse percurso, resolvi documentar cada passo do processo. A ideia não é explicar passo a passo o que é dado no curso (nem fazer um review dele), mas sim relacionar as coisas vistas com o conhecimento que já tenho e fazer desse amontoado de informações um conhecimento útil.

Então agora, já com o Intellij instalado, bora ver no que dá.

Top comments (4)

Collapse
 
wldomiciano profile image
Wellington Domiciano

Bem vindo, Lucas! Espero que curta a jornada.

Java não é só a linguagem, mas a plataforma, que mais gosto, apesar das
criticas.

Sobre a verbosidade do "Hello, World!", há uma funcionalidade chamada
Implicitly Declared Classes and Instance Main Methods, que ainda está em
preview, mas que diminuirá bastante esse código e facilitará o aprendizado dos
iniciantes.

Se vc estiver usando o Java 21 ou 22, vc já pode testar. Considere o código
abaixo.

// Main.java
void main() {
  System.out.println("Hello, World!");
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Vc pode usar o comando abaixo para executá-lo.

java --enable-preview --source 22 Main.java
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

E no Java 23 vai ficar menor ainda:

// Compila com:
// java --enable-preview --source 23 Main.java
void main() {
  println("Hello, World!");
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Da hora, né? Isso fora outras coisas legais que já existem há algum tempo como
os records.

Collapse
 
lnabesima profile image
Lucas Nabesima

Muito obrigado, Wellington!
Essa nova sintaxe, muito mais limpa, de fato é mais agradável e mais palatável -- é o mesmo movimento que o C# fez e trouxe mais gente pra tecnologia. Espero que seja adotada em breve! (e que todo mundo que ainda esteja no Java 8 faça upgrade logo).

Collapse
 
sucodelarangela profile image
Angela Caldas

Te desejo bons ventos nessa nova jornada, Nabe! E depois me fala se tá curtindo, vai que eu entro na onda também XD

Collapse
 
lnabesima profile image
Lucas Nabesima

Muito obrigado, Angela!
Até agora só vi teoria, mas assim que eu tiver algo mais palpável te falo sim hahahah