DEV Community

Cover image for 3 maneiras de usar o comando 'cd' no terminal
Rafael Oliveira
Rafael Oliveira

Posted on

3 maneiras de usar o comando 'cd' no terminal

O objetivo deste post, é apresentar algumas maneiras de se usar o comando cd no linux. Não é nada aprofundado, mas espero que ajude algumas pessoas.

Introdução

Este comando, para quem não está familiarizado com o terminal, serve para você transitar entre as pastas do sistema. No entanto, existem algumas maneiras interessantes que podem te economizar tempo e esforço de digitação. Vem comigo!

01 - Voltar uma pasta na hierarquia de pastas

Quando eu comecei eu sempre escrevia todos os caminhos que eu queria tanto ir, quanto voltar. Isso era até um fator que eu demorei para adotar o linux completamente como ferramenta de trabalho. Enfim, você não precisa fazer como eu, use:
$ cd ..[/..]

Com esta instrução você consegue voltar na hierarquia quantas pastas quiser. Esta instrução vai ser sua melhor amiga no dia a dia.

02 - Ir para a pasta do usuário

Há um tempo atrás sempre quando eu queria voltar para a pasta do meu usuário (pasta quando inicia o terminal), tinha que digitar exatamente o caminho para lá:
$ cd /home/local/rafael.oliveira

Uma outra opção muito adotada por mim era esta, com intermináveis "..":
$ cd ../../../../..

Porém, não é mais necessário fazer isso tudo. Com apenas um carácter é possível fazer esta operação. Veja:
$ cd ~

Este til representa o seu usuário, ou a pasta deste.

03 - Voltar a uma pasta visitada antes

Sempre também quando eu precisava escrevia o caminho absoluto novamente do endereço que eu já visitei, e queria voltar. Só que isso pode também te trazer uma grande perda de tempo. Para isso, pode se usar:
$ cd -

O hífen, ele vai para o último endereço que você visitou antes do atual. Ajuda demais no dia a dia.

Conclusão

Este artigo é bem introdutório, mas espero estar mais por aqui. Neste, vimos como andar melhor pela hierarquia de pastas, como voltar para a pasta do usuário de uma maneira mais rápida e vimos também um "atalho" para voltarmos para um caminho que visitamos anteriormente.

Se tiver qualquer crítica ao artigo, ou quer acrescentar algo, só comentar. Abraços :)

Top comments (0)