DEV Community

Cover image for Minha experiência no hacktoberfest 2020
Ramon Borges
Ramon Borges

Posted on

Minha experiência no hacktoberfest 2020

Achei interessante compartilhar um pouco das minhas experiências durante a participação no hacktoberfest. Este post além de ser um registro histórico, onde poderei reviver as experiência que vivi, também tem o intuito de incentivar você a participar de eventos como esse. Bom, gostaria de iniciar falando um pouco sobre o que é o Hacktoberfest.

O que é o Hacktoberfest?

É um evento que dura todo o mês de outubro e tem o objetivo de celebrar a contribuição em projetos open-source. Este evento é aberto a todas as pessoas ao redor do mundo. Ele é organizado pela DigitalOcean (uma provedora americana de infraestrutura em nuvem).

Como funciona?

O primeiro passo é se inscrever no site do HacktoberFest. Pronto! A partir daí você está apto para iniciar a sua jornada em busca de no mínimo 4 pull requests em qualquer repositório do github classificado com o tópico HacktoberFest. Esses pull requests devem ser feitos durante o mês de outubro.

Encontrando repositórios para contribuir

A minha busca começou no dia 1 de outubro. Procurei alguns repositórios, mas sem sucesso. Uma semana depois, iniciei novamente a procura. Busquei por repositórios com o tópico hacktoberFest.

A partir daí, veriquei aqueles que estavam com alguma issue aberta, mas ainda sem alguém responsável pelo desenvolvimento. Inseri alguns filtros de acordo com as linguagens que tinha interesse (agrupei os repositórios filtrados neste link).

Depois de uma ligeira procura descobri o meu primeiro repositório: codeezzi/utility.

Minhas contribuições

codeezzi/utility

Utility foi criado para ser um site de conversão de unidades simples e fácil de usar, além de várias ferramentas utilitárias. Ele é um site estático feito totalmente com HTML, CSS e JS.

Resolvi duas issues nesse repositório:

  1. Criar um conversor de velocidades.
  2. Criar um gerador de séries matemáticas.

Este link dá acesso ao site estático.

Depois de realizar essas duas contribuições, encontrei um outro repositório chamado fengyuanyang/JavaTDD.

fengyuanyang/JavaTDD

JavaTDD é um repositório criado para incentivar os programadores a construírem código utilizando Test Driven Developer. Resolvi duas issues nesse repositório.

Finalmente, no dia 26 de outubro consegui o desejado 4º pull request!🎉

Alt Text

Pontos positivos

Contato com inglês

Todos nós que trabalhamos na área de tecnologia sabemos da importância do Inglês. No hacktoberfest, toda comunicação que realizei, seja para solicitar ao dono do projeto uma issue, escrever a mensagem dos commits e dos pull requests, ler as diretrizes de cada projeto eram feitas em inglês. Isso foi uma boa oportunidade de treinar o meu inglês.

Github

Já uso git há um tempão, mas não tinha muita segurança com o comando fork, pois geralmente nos projetos que trabalho nunca preciso usar. Durante esse mês de outubro foi possível exercitar mais esse processo de "forkear" um repositório.

Contato com outros programadores

Olha que interessante, o dono do repositório JavaTDD é de Taiwan e do repositório Utility é da Índia. Tive oportunidade de estar em contato com programadores de outras partes do mundo.

Desenvolvimento de habilidades fora do ambiente de trabalho

Durante um bom tempo da minha carreira, o meu aprendizado e a melhoria de minhas habilidades em programação vinham apenas dos problemas que enfretava no meu dia a dia de trabalho.

Durante esse hacktoberfest, por exemplo, tive a oportunidade de desenvolver algumas atividades utilizando JS, uma linguagem que não tenho tanto contato no meu dia a dia. No outro repositório, foi possível aplicar TDD, algo também que ainda não tinha aplicado no meu trabalho.

Conclusão

O Hacktoberfest 2020 chegou ao fim. Certamente foram 30 dias bem desafiadores. Cada pull request enviado e aceito gerava um sentimento de felicidade! A oportunidade de contribuir em repositórios e perceber que as suas contribuições foram úteis para alguém do outro lado do mundo, é muito bom.

Sem dúvida esse é um dos motivos que mais me fazem querer participar novamente. Já estou contando as horas para a próxima edição. Espero que você também esteja lá 😉. Até mais!!!

Top comments (0)