DEV Community

Rod Barbosa
Rod Barbosa

Posted on

Comunidades, fóruns. Desistir?

Iniciei a fazer estes posts com a intenção de ajudar aqueles que estão iniciando, dar uma perspectiva diferente, ou seja tentar ajudar ajudar de alguma forma. Hoje não é diferente mas não estarei falando de nada diretamente ligado a codificação, metodologias, conceitos... vamos falar da comunidade de desenvolvedores.

Meus primeiros passos programando teve origem lá no ano de 1998 com o turbo C++, mas passei por muitos projetos que utilizavam linguagens diferentes que consequentemente tive de aprender para conseguir continuar nestes projetos. Sem sombra de duvida aprendi demais com cada projeto e suas particularidade mas também me bati bastante neste percurso e muitas das vezes por causa da comunidade e fóruns voltados a linguagem, e claro, umas comunidades são piores que outras.

Pensei em desistir de trabalhar com TI, era horrível obter uma informação descente. Hoje em dia se fala muito de trolls ou haters nas redes sociais, mas fóruns de programação acredito que estes termos se aplicam melhor. Entendo que sempre existirá pessoas que irão agir como completos idiotas e tentarão diminuir o outro para esconder os problemas que tem e não tem o menor interesse em melhorar.

Quem já utilizou ou utiliza stackoverflow sabe bem do que estou falando, quem chega apostar algo ou esta com duvidas sobre algo que não tem domínio ou mesmo um ponto de vista diferente mas as respostas obtidas são de no mínimo triste, para não começar com palavrões. Este tipo de interação já vi aqui no DEV também não é algo exclusivo de site A ou B.

Eu já fui programador PHP até mas considero a pior comunidade de todas, pedir um ajuda na comunidade ou opinar sobre algo é uma declaração de guerra. Houve dois momentos em que cheguei a desistir, na primeira pedi demissão e fui trabalhar como algo que nem precisar de computador. Na segunda vez foi um pouco diferente, eu já tinha desistido mas havia obtido um ingressos para uma convenção na qual eu fui. Fui com a intenção de zoar e depois encher a cara. Mas nesta convenção tive a oportunidade de sentar e conversar com Rasmus Lerdof, criador do PHP, e conversando com ele e disse que não participava de fóruns porque os fóruns era cheio de nerds que se acham melhores que os outros, não como citação porque não me lembro das palavras exatas utilizadas. Naquele momento não dei muita ideia para o que estava ouvindo mas depois comecei a pensar a respeito e cheguei na seguinte conclusão, se o cara que criou uma linguagem tem problemas com fóruns então por que vou me deixar abalar com isto.

Enfim, o que quero estar passando aqui. Não se abalem com respostas idiotas ou ignorantes e nem deixe de utilizar os fóruns mas tenham consciência que terão muitas respostas ali que não tem intenção alguma de ajudar. Saibam filtrar as informações e o mais importante, se é isto que você gosta de fazer não DESISTA.

Bom, espero que possa ter ajudado de alguma forma e não tenho todo o conhecimento do mundo mas espero conseguir ajudar.

Top comments (2)

Collapse
 
rodbarbosa profile image
Rod Barbosa

Absolutamente meu caro,
apesar do meu relato também encontro pessoas sensatas. Não me interprete mal, isto são coisas que aconteceram comigo a mais de 10 anos atrás, hoje já filtro bem o que estou vendo.
Mas assim como foi comigo no inicio entendo que isto pode ser muito desmotivador.

Collapse
 
urielsouza29 profile image
Uriel dos Santos Souza

Bem legal, to passando por isso agora no twitter. Por causa do stackoverflow e como ele é opressor como novatos!
E a pessoa que meio que é embaixadora do site!
Culpou o usuário e os novatos pelos problemas que lá ocorrem.
Simplesmente provando o que estamos dizendo!

Isso hoje!