DEV Community

TechSisters Brasil
TechSisters Brasil

Posted on

O Mito da Transição de Carreira

Alt Text
Ainda hoje, pra muita gente, o termo transição de carreira chega a causar um arrepio na espinha. Motivo? Permanecem presos naquela ideia de que devemos sair da escola escolher uma profissão e seguir com ela até o final da vida.

É o velho lema: Entre numa faculdade, faça um bom estágio, dê o seu melhor para entrar em uma grande empresa e faça sua carreira lá! Acredite! Não tem como dar errado!

Pois é, pode até não dar tudo errado, mas também pode não dar muito certo… 🤷🏽‍♀️

Até pouco tempo atrás esse modelo de vida fazia muito sentido pra mim, afinal, o que é mais seguro do que “seguir o plano à risca?” A verdade é que a gente gosta daquela sensação de segurança e de ter controle total dos ganhos e resultados. Mas controle, meus amigos, não passa de uma mera ilusão.

Quando eu decidi mudar de carreira — pela terceira vez — eu tive os mesmos questionamentos que muitos tem: “E se não der certo?”, “E se o mercado me achar “velha” para iniciar?”, “E se eu descobrir que também não gosto disso?”, Será que ainda sou capaz de aprender coisas novas?.

São muitas as dúvidas que nos cercam e as vezes a gente fica com aquela sensação de estar empacado no mesmo lugar! Então, eu percebi que por mais que eu estivesse empolgada com aquela situação, eu precisava encontrar pessoas que estivessem passando pela mesma situação para que eu pudesse compartilhar as minhas angústias e não me sentir tão sozinha. E isso fez TODA a diferença!

Quando entendi isso, passei a procurar grupos de apoio e comecei a conversar com pessoas — especialmente mulheres — que estavam migrando para a TI.❤️

Não há nada melhor do que ouvir e ver pessoas na mesma situação que você enfrentando e te mostrando todas as ferramentas necessárias para ultrapassar esse processo.

Nesses espaços me senti mais confiante e percebi que muitas das minhas crenças sobre carreira e profissão já estavam mais que ultrapassadas! Lá entendi que não há idade para percorrermos nossos sonhos e que a vida passa rápido demais para deixarmos o nosso destino a mercê das circunstâncias. 🌎

Após experiências e aprendizados, sinto que a diferença está justamente em acharmos um grupo de pessoas que nos compreenda e caminharmos juntos com elas para alcançar o objetivo em comum!

Hoje, gostaria de poder olhar pra trás, para aquela menina de 32 anos, que se achava velha e incapaz de aprender uma nova tecnologia e dizer: — VAI FUNDO! VOCÊ CONSEGUE! 🏅

A inserção no mundo da tecnologia me sacudiu de várias maneiras, mas também trouxe um novo suspiro e reativou a motivação que eu precisava para inspirar e transformar a vida de outras pessoas através da minha experiência! 🚀

E, ao longo desse percurso, tão desafiador, posso dizer que: Aprendi a Aprender. Aprendi a me desafiar. Aprendi a confiar e acreditar que sou capaz de escolher o caminho que quero trilhar! E, no final das contas, tem sido uma das experiências mais recompensantes e significativas da minha vida! 👩🏽‍💻

Se você chegou nesse post, é porque você também está pensando em começar uma mudança na sua vida. E que bom! Fico feliz que você tenha dado o primeiro passo e começado a avaliar as possibilidades! ✅

Encontre um grupo, converse com pessoas, tire as suas próprias conclusões. E ee eu puder te ajudar de alguma maneira, me chame! Mas não fique parado, tome as rédeas da sua carreira! Dê mais um passo! E mais um passo e outro passo. De passo em passo você chega lá 🙂

E daqui a um ano você vai se orgulhar de ter começado HOJE! 💪🏼


Se esse conteúdo foi útil pra você, compartilhe!

📝 escrito com 💜 por Simone Pedrosa

Top comments (0)