DEV Community

Cover image for Da inquietação a descoberta sobre Developer Relations
Arthur Fücher
Arthur Fücher

Posted on

Da inquietação a descoberta sobre Developer Relations

Aloha!

Recentemente fiz uma mudança de Software Engineer para Developer Advocate, uma das atuações possíveis dentro de Developer Relations.
Essa mudança tem sido bem positiva para mim, e resolvi compartilhar um pouco da minha experiência.


A descoberta sobre Developer Relations

Durante minha carreira a maior parte do tempo atuei como desenvolvedor, porém sempre fiquei com o sentimento de que algo faltava, que não era bem isso que eu queria fazer.
Houve uma passagem inclusive que parei de desenvolver e me tornei Agilista, e foi muito massa! Eu tinha mais contato com pessoas, ajudava o time a melhorar, mas ficar longe do código não foi legal 😅.
Saber que eu queria continuar a trabalhar com código foi muito bom. Voltei a atuar como desenvolvedor, agora com uma veia ágil, mas mesmo assim ainda faltava algo.
Nesses anos atuando como desenvolvedor eu sempre gostei de conhecer pessoas, conversar sobre tecnologia, participar de eventos (organizando ou palestrando). Troca de conhecimento sempre me guiou, e recentemente descobri que existe uma área chamada: Developer Relations (ou DevRel), que abriu minha cabeça em relação ao que eu poderia atuar.

Entendimento da área

DevRel é um termo usado de diversas maneiras para diversas coisas, e saber disso ajuda muito.
Fiquei talvez uns 2 anos lendo sobre a área, sobre os papéis e alguns pontos foram essenciais:

  • Seguir pessoas da área nas redes sociais para entender como funciona;
  • Conhecer e se envolver com comunidades locais;
  • Ler sobre os diferentes papéis, atuações, diferenças de entendimento dos termos;
  • Dificuldades. As partes não tão legais das atuações;

Portfólio

Sim, uma coisa que vi que é muito importante é já ter feito coisas. E vou ser sincero que é algo que acho totalmente válido, pois você vai precisar se comunicar, saber preparar apresentações/códigos de exemplo.

Então comecei a juntar tudo o que eu já tinha feito, até para entender/quantificar como eu estava. E uma ferramenta que me ajudou muito foi o Polywork, nele você consegue listar seus conteúdos que produziu, podcasts que participou.
E se você não tem, sugiro começar. Crie um blog, poste conteúdo em redes sociais, procure comunidades para ajudar. Você consegue ir ganhando experiência sem precisar estar atuando na área, e compartilhar conhecimento sempre é bom!

Decisão

Depois de ter lido sobre, entendi que era uma opção que se encaixava com o que gosto e com o que já sabia sobre mim.
O trabalho envolve comunidade, pessoas, compartilhar conhecimento e tudo isso sem largar o código!
Então decidi que gostaria de ir para a área, e comecei a buscar oportunidades. Aqui um fato engraçado que onde trabalho não existia isso, pelo menos ninguém que eu conhecia falava sobre, então comecei a procurar fora.
E aqui vem a importância de estar em contato com pessoas da área, conversando com a Morgana sobre a experiência dela em começar na área, ela me questionou por que eu não perguntava internamente na empresa. E eu fiquei tipo:

Po, por que eu não pensei nisso antes??

Mas é isso aí, não tinha pensado. Foi quando questionei e tinha uma equipe buscando alguém para atuar como Developer Advocate num experimento.
Abrindo um parênteses aqui sobre a importância de comunidade: só conheci a Morgana por causa da Pachi que tem um projeto de mentoria para galera DevRel.
E com isso em 4/7/2022 eu comecei a atuar como Developer Advocate com um foco interno, mas que tem sido muito massa. Mas conto em outro post.

Ps. Devo muito também ao Ricardo Caldeira, que estava em busca de alguém para esse papel e confiou em mim!


Links

Alguns links que acho interessante (com certeza tem mais.. mas já é um começo):


Curtiu? Também está pensando em migrar de área? Já conhecia DevRel? Comenta aí :)


Photo by Mukuko Studio on Unsplash

Top comments (0)