DEV Community

Anderson Braz
Anderson Braz

Posted on • Originally published at andersonbraz.com on

Atualizando as credenciais de login do SourceTree Git

No meu ambiente de trabalho, temos nossos projetos em repositório Git para controle e versão de código. E por sermos um time relativamente grande e com uma boa frequência de criação de branch paralela, é inevitável buscar uma interface com boa apresentação visual para as interações Git no andamento do projeto. Sou muito fã de soluções Open-Source e desta forma optei por utilizar o SourceTree para gerenciar meu código. Como o meu contexto de trabalho envolve Finanças por lá sempre temos forte regras de segurança e, portanto, de tempos em tempos é necessária a renovação da minha senha, só que isso acabava ferrando o meu SourceTree. Isso porque deixo as regras do meu Git config em relação a autenticação e o SourceTree em algum momento faz essa guarda não tão explicita.

Assim, quando eu mudo minha senha, o SourceTree não percebe ou é informado dessa mudança e então ele acab forçando a senha antiga e acaba bloqueando minha nova senha.

A solução mais eficaz e simples que encontrei para o meu problema - não usa nenhuma das caixas de diálogo SourceTree. E encontrei no post Updating SourceTree Git Login Credentials escrito por Ben

  1. Abra SourceTree e navegue até o repositório do qual deseja atualizar a senha
  2. Execute o comando 'Actions> Terminal' para pular para o local do repo na linha de comando
  3. Digite 'Git Pull' e pressione Enter para atualizar o repositório
  4. Quando solicitado digite sua senha

E pronto my friends, tá resolvido essa bagaça.

Créditos

Photo by Yancy Min on Unsplash

Top comments (0)