DEV Community

Cover image for Iniciando em Programação
Angela Araújo
Angela Araújo

Posted on

Iniciando em Programação

Olá, Universo! Prazer meu nome é Angela, tenho 28 anos e estou estudando programação...


Há pouco mais de um mês, praticamente dois, comecei minha jornada nesse universo da tecnologia direcionada ao desenvolvimento de sistemas e estou fascinada em perceber quantas possibilidades essa área nos proporciona, podemos criar melhorar e contribuir para o avanço em diversas áreas do conhecimento. Isso, a meu ver, é incrível!

Posso dizer que não fazia ideia do que era programação, e muito menos ao que se destinava, seu público. Claro que ainda não entendo completamente, mas minha percepção se modificou positivamente ao me permitir conhecer mais sobre o assunto.

Mas o que estou fazendo aqui?

Com um empurrãozinho de um amigo, decidi compartilhar com essa comunidade minha evolução nos estudos voltados ao desenvolvimento backend, acredito que registrar meu aprendizado será uma boa forma de fundamentar meu conhecimento e organizar meus pensamentos, além da possibilidade de interação com outros programadores. E mesmo que minha jornada ainda esteja no começo, espero contribuir de alguma forma com pessoas que assim como eu estão iniciando seus estudos e não sabem muito bem por onde começar. Que possamos evoluir juntos em nosso aprendizado!

O que estou estudando?

Por enquanto meu estudo está voltado a linguagem de programação Python, pois em minhas pesquisas vi que além de ser uma das linguagens mais utilizadas no mundo e com maior número de usuários é também de fácil compreensão, visto que são utilizados elementos que se aproximam do nosso idioma (no caso é do idioma inglês, mas nada que um tradutor não resolva, espero!). Como recentemente estudei sobre lógica de programação considero que o aprendizado em Python será importante para praticar e fixar meus conhecimentos no assunto.

Como material de estudo estou utilizando apostilas, artigos e documentos oficiais publicados na internet. Outras fontes de estudo estão sendo as videoaulas do curso de Python ministrado pelo professor Guanabara, que possui uma excelente didática e ainda se preocupa em ensinar de forma simples o conteúdo para quem acabou de iniciar seu aprendizado na programação. O curso é divido em 3 mundos que vão desde os fundamentos até o nível mais avançado do tema, sendo que os módulos desses mundos possuem a parte teórica e os desafios que possibilitam a prática do tema estudado.

Ah, o curso também conta com a correção em vídeo de cada desafio proposto e ao final de cada mundo é possível adquirir seu certificado realizando uma prova.

Quem tiver interesse é só clicar aqui ou se preferir você pode pesquisar pelo canal Curso em Vídeo lá no Youtube.

Em que fase do curso me encontro?

Consegui completar o primeiro mundo do curso, sem deixar de fazer nenhum dos desafios. Nele foram abordados os fundamentos da linguagem, como variáveis, tipos de dados, entrada e saída de dados, operadores, bibliotecas, módulos, manipulação de strings, … Em seguida avançamos para o estudo das estruturas condicionais simples e compostas e finalizamos com uma aula bônus sobre aplicação de cores no terminal.

Já no início do segundo mundo retomamos os conceitos de condicionais, mas agora com as estruturas aninhadas. Em seguida vimos as estruturas de repetição, que é o tema em que me encontro no momento e por onde pretendo começar a compartilhar com vocês os resumos dos conteúdos aprendidos e as minhas principais dificuldades.

Sinta-se a vontade para sugerir aqui nos comentários algumas dicas, indicações ou até mesmo compartilhar suas experiências, ficarei muito feliz. Até mais!

Top comments (1)

Collapse
 
pachicodes profile image
Pachi 🥑

Parabéns Angela por iniciar essa jornada! E boa sorte!!!