DEV Community

Bea Lourenco
Bea Lourenco

Posted on • Updated on

Como é a Pós-Graduação EAD?

Olá pessoal, tudo bom?

Trouxe meus centavos de contribuição sobre como é o estudo à distância. Ao longo da jornada acadêmica, estudei de forma presencial, aulas ao vivo através de plataformas de videochamada e, por fim, aulas 100% à distância.

Na instituição em que estudo, as aulas são disponibilizadas por partes no decorrer do curso e eu tenho duas atividades para composição de nota.

O conteúdo até agora foi bastante teórico e dependendo da matéria, existem algumas leituras obrigatórias (até então, foi bem tranquilo, apenas alguns artigos ou capítulos específicos de livros).

Em relação aos prós e contras...

Prós:

  • As aulas são fáceis de compreender, graças a explicação dos professores e ao material de apoio;
  • Posso estudar em qualquer lugar, em qualquer horário. Assim consigo escolher horários em que consigo me concentrar melhor e dar mais atenção para cada tópico;
  • Posso repetir as aulas quantas vezes forem necessárias;
  • Posso tirar dúvidas com professores, sobre a matéria;
  • Onde estudo, os temas das aulas são divididos em blocos menores, o que ajuda bastante na organização dos estudos.

Contras:

  • Demanda organização e disciplina. Da mesma forma que facilita a organização, pode acabar complicando devido a liberdade e flexibilidade de dias/horários e acaba gerando acúmulo de matéria pra estudar;
  • Pode ser complicado encontrar um lugar adequado/silencioso para estudar.

Eu costumo estudar fazendo anotações em formato de perguntas sobre a matéria e depois respondo, com base no material de apoio, revisando os vídeos de acordo com a necessidade e também tento "explicar" pra alguém o que estou estudando.

Até então, tem sido uma experiência bem proveitosa, consigo organizar meus estudos de acordo com a rotina de trabalho e demais tarefas. No início, fiquei um pouco apreensiva por ser algo novo, mas achei uma forma de estudo bem confortável e me adaptei super bem.

Top comments (0)