DEV Community

Cover image for Dicas que usei para conseguir o primeiro emprego em T.I!
Camila Figueira
Camila Figueira

Posted on

Dicas que usei para conseguir o primeiro emprego em T.I!

Oie! Eu sou a Camila, sou trainee SRE/DevOps e trabalho na área da tecnologia há dois anos! O meu grande aliado no primeiro emprego foi o Linkedin, então fique aqui para entender como a plataforma me ajudou no meu primeiro emprego e no atual!

1 - Coloque os cursos que você está estudando, poste certificados, projetos finalizados etc! isso é o básico, você precisa ser visto!

2 - Palavras-Chaves: Recrutadores estão muito ocupados tentando preencher vagas e não vão ler textões, eles querem ir direto ao ponto!

No seu perfil você precisa colocar a stack que está estudando ou atuando, mas lembre-se das palavras-chaves!

Alguns exemplos:

Image description

Image description

3 - Bio: Resuma! Qual stack você estuda? Quais projetos e skills você possui? Exemplo:

Image description

4 - Networking! Você precisa adicionar pessoas, Tech recruiters, influencers da área, lembrem-se você precisa ser visto ou seja, entra em contato com pessoas da área, você quer entrar em alguma empresa? Já pensou em entrar em contato com funcionários dessa empresa pra pedir dicas de processo seletivo ou como se preparar? Existem muitas pessoas dispostas a te ajudar! Eu juro!

Image description

Eu tenho mais de +500 pessoas adicionadas, eu conheço tudo isso? Não! mas adicionar tech recruiters, pessoas da área ajudou e ajuda meu perfil a ter mais visibilidade!

5 - Currículo: Tenha um currículo! Aí meu deus mas não tenho experiência o que eu coloco? O que você estuda, seus projetos, github!!!!!
Meu primeiro currículo em T.I:

Image description

Como eu consegui meu primeiro estágio com esse currículo? NETWORKINNNNNNNG!
SIM! Eu postei esse currículo no linkedin com a legenda descrevendo que eu estava a procura de uma primeira oportunidade e sabe o que aconteceu? Uma moça X que tinha bastante visibilidade no linkedin com conteúdos tech compartilhou, fazendo chegar em diversos perfis! Na mesma semana 3 empresas entraram em contato comigo e consegui meu primeiro estágio!

Linkedin Premium para estudantes: aqui!

Links de artigos maneiros que podem te ajudar no seu processo inicial no mercado de T.I:
Programaria: Processos Seletivos
Programaria: Comunicação

Participe da He4rt! Comunidade gigante, com pessoas incríveis e muito conteúdo para te ajudar a entrar no mercado e aprender conteúdos tech!

Top comments (0)