DEV Community

Emanuel Gonçalves for Codecasts

Posted on

Re-Lançamento do Acessibilidade for Devs

Fala! Tudo bem? Gostaria de compartilhar algo rapidamente com você.

Você se interessa pelo assunto da acessibilidade? Você gostaria de deixar seus sites mais acessíveis, mas não sabe por onde começa? Você acha confuso aprender todas aquelas recomendações da W3C? Então te apresento um projeto um pouco velho (existe desde 2016) que pode te ajudar nisso. É o Acessibilidade for Devs.

O que é o projeto?

O Acessibilidade for Devs surgiu em 2016 como um guia de estudos escrito por mim para me orientar no desenvolvimento de aplicações web acessíveis. Na época eu criei uma organização no Github com dois repositórios:

  • O guia em si.
  • Um fórum no estilo do Front End BR com as perguntas sendo as ISSUES do Github.

Infelizmente, por uma falha minha, acabei não dando atenção no projeto na época, e assim ele ficou largado :(

Porém, esta realidade está mudando. Recentemente eu reescrevi o site usando o Vuepress para facilitar a escrita do conteúdo (basta escrever em arquivos .md), criei algumas ISSUES com algumas melhorias pertinentes e estou precisando de você para dar uma ajuda neste trabalho.

O DNA do projeto

Este projeto não visa competir com nenhum outro projeto para ajudar desenvolvedores a entender e desenvolver a acessibilidade em seus sites. Pelo contrário, ele é da comunidade para a comunidade. O projeto vem para somar a esse movimento que já amadureceu muito desde 2016 quando eu comecei a me atentar a questão da acessibilidade.

No que eu posso ajudar?

Há algumas formas de você ajudar este projeto:

  • Você encontrou algum problema no conteúdo? Um erro gramatical, por exemplo. Submeta seu PR com a correção.
  • Você manja bastante de inglês? Pode ajudar com a tradução do conteúdo de português para inglês.
  • Encontrou algum conteúdo novo sobre acessibilidade, algum tutorial bem bacana sobre o assunto? Contribua colocando ele no Guia, submetendo seu PR
  • Existe algumas ISSUES no repositório. Se tiver condições de pegar uma para resolver também ajuda :)
  • Por fim, mas não menos importante, se tiver alguma opinião em como o conteúdo pode ser organizado, pode submeter seu PR com a melhoria ou criar uma ISSUE com sua opinião. Sua crítica será muito bem vinda

Eu não sou um expert no assunto. Sou um curioso que pretende usar de sua curiosidade para aprender e facilitar o aprendizado de outras pessoas a respeito de um assunto tão importante em nossos dias.

Espero que este texto possa ter despertado sua curiosidade para o projeto e não deixe de compartilhar, não apenas o texto, mas a organização no Github. Muito obrigado!


Sou Emanuel, Engenheiro Front End e entusiasta de Inteligência Artificial. Maluco por séries e filmes. Amo programação e tudo que a cerca. Conheça meu trabalho no meu site emanuelgsouza.dev e em meu Github. May the force be with you!

Top comments (0)