DEV Community

Diego Viana
Diego Viana

Posted on

Estou muito feliz em começar com o LaTeX

Hoje eu vou contar um pouco sobre a minha experiência usando a linguagem Latex para escrever documentos científicos.

Latex é uma linguagem de marcação que permite criar textos com uma aparência profissional e elegante, além de facilitar a inserção de fórmulas matemáticas, gráficos, tabelas e referências.

Eu comecei a usar Latex há alguns meses e não foi nada dificil me adaptar, peguei o jeito bem rapido, Nunca gostei de usar o Word., na verdade nada que tenha alguma semelhança com o editor de texto da Microsoft me agrada, tenho calafrios so de pensar neles, tanto que prefiro usar o Obisidian para fazer minhas anotações e nesse mesmo posso ja editar com a linguagem Latex.

O Latex tem muitas vantagens, como a possibilidade de usar modelos prontos, por exemploe da minha faculdade que alem do modelo de normatização em formato (.doc) tem o (.tex) para diferentes tipos de documentos, Alem de uma compatibilidade com diversos editores online e offline, e a integração com ferramentas como o BibTeX, que gerencia as citações bibliográficas. Fazer as citações e a Referencia bibliografica é uma delicinha.

Além disso, Latex é uma linguagem muito poderosa e flexível, que permite personalizar o layout e o estilo do texto de acordo com as suas preferências e necessidades. Eu recomendo muito que vocês experimentem Latex se quiserem produzir documentos de alta qualidade e impressionar os seus leitores. Se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão sobre Latex, deixem nos comentários que eu vou tentar responder. Até a próxima!

Top comments (0)