DEV Community

Caio "Em1dio" Carnelós
Caio "Em1dio" Carnelós

Posted on

[PT-BR] - Criar conteúdo vale a pena?

No fim de janeiro comemorei um ano de live na twitch! Dia 27 de Janeiro de 2021 foi o dia que fiz minha primeira live sobre Ciência e Tecnologia desenvolvendo um overlay que me mostrava os valores do bitcoin.

Esse overlay por acaso esta na minha live ate hoje. E admito que tenho um carinho especial por ele.

mas a questão é...

Por que comecei a fazer live?

A verdade é que eu sempre quis fazer algo relacionado a isso. Quando os vlogs explodiram no youtube. Felipe Neto, Caue Moura e PC Siqueira eram parte do meu dia e super me via fazendo aquilo. O meu medo: As criticas.

Não era bonito, não era tão engraçado e me achava particularmente sem graça.

Uma critica na escola me fazia ficar mal por vários dias.

E basicamente cheguei ao ponto de pensar que falhar em alguma matéria me faria mais parte do grupo. As pessoas só sentem inveja de quem se destaca. E eu definitivamente não queria aquilo para mim.

Em 2021 a minha vida não era muito diferente. Morava em uma casa no Sul de Dublin e estava passando por uma crise depressiva que vinha desde Setembro de 2020.

Um dos meus amigos mais queridos e que hoje já considero parte do meu circulo próximo de amigos percebeu o quanto eu precisava de amigos e me convidou para o servidor do Discord dele. E lá acabei convivendo com alguns caras que sonhavam em ser streamers de games. Um em especial me perguntou por que eu não fazia live. Eu era comunicativo, brincalhão e etc. Mas eu jamais faria de jogos.

Conhecendo a comunidade de Ciência e Tecnologia.

Apos me falarem das possibilidades de se fazer Live Coding e o quanto isso era conhecido dentro da comunidade. Eu decidi fazer, conheci alguns canais e abordei um novo nome ("Em1dio") e decidi que era meu momento.

A comunidade da Twitch diferente da de outras plataformas como o (Twitter) é super agradavel. Normalmente existe uma corrente de apoio para conseguir o sonhado afiliado. Eu mesmo consegui o meu em 4 dias devido ao grande apoio que recebi de outras lives.

Logo que comecei me tornei referencia por gostar de abordar temas como Cryptomoedas, Blockchain e investimentos (Algo que se duvidar abordo aqui da maneira DEV que gosto de falar sobre.)

O Dinheiro vem

Inevitavelmente quando voce deseja criar conteudo em uma plataforma como a Twitch, voce vai ganhar Inscritos(Subs), Doacoes Financeiras (Bits) ou ate mesmo doações por plataformas externas (Pix, PicPay e etc).
Minha dica aqui é agradeca como um presente. Mas nao se apegue no ganho financeiro. Da pra viver de twitch? Da sim. Voce vai conseguir? Depende do quanto de alcance voce tiver. Mas de comeco acho dificil.

O maior ganho de se criar conteudo se chama: NETWORK.

É amigos... aqui eu preciso deixar claro. Nunca achei na vida que seria reconhecido por uma serie de pessoas sendo um desenvolvedor. Mas a partir do momento que decidi criar conteudo. Automaticamente ja comecei a ser chamado para conversas, grupos, podcasts e etc. Cada pessoa tem o desejo de crescer mas acabamos descobrindo depois de um tempo que o crescimento vem do todo.

Ja tive oportunidade de conversar com criadores de conteudos de varias plataformas e a resposta é sempre a mesma. Se puder criar conteudo. Crie!

Seja no Dev.To, Twitch, Youtube ou mesmo em comunidades. Faça parte e se envolva.

Top comments (0)