DEV Community

Emily Costa
Emily Costa

Posted on

Plano de Teste de Aceitação X Plano de Teste de Desenvolvimento.

Bem-vindos ao meu primeiro post! Estou muito empolgada em começar a compartilhar minha jornada de aprendizado. Espero encontrar aqui uma forma de mapear meus estudos e também uma maneira de compartilhar minhas descobertas e aprendizados com outras pessoas.

Espero ajudar aqueles que também estão em busca de conhecimento. Vou postar periodicamente para mantê-los atualizados sobre o que estou estudando e o que estou aprendendo ao longo do caminho. Obrigada por se juntar a mim nesta jornada e espero que você encontre valor em minhas postagens.

Falando sobre qualidade de software, você já ouviu falar em plano de teste de desenvolvimento e plano de teste de aceitação? Se você é um iniciante pode parecer confuso entender esses conceitos (eu fiquei quando me deparei com esses conceitos e documentos para preencher rs), mas esses planos são fundamentais para garantir a qualidade do software e a satisfação do cliente. Neste artigo, vou tentar explicar o que são esses planos.

Plano de Teste de Desenvolvimento:

Um plano de teste de desenvolvimento é elaborado durante a fase de desenvolvimento do projeto (oh uau!), e tem como objetivo garantir que o software seja testado adequadamente antes de ser lançado.

Este plano envolve:

  • Testes de unidade,
  • Testes de integração,
  • Testes de sistema e
  • Testes de aceitação do usuário.

Dessa forma garantindo que cada componente do software funcione corretamente e se integre bem com os outros. Isso ajuda a detectar e corrigir problemas antecipadamente, reduzindo o risco de falhas e retrabalhos futuros (muito importante!).

Plano de Teste de Aceitação:

Já o plano de teste de aceitação é desenvolvido após o término da fase de desenvolvimento e tem como objetivo garantir que o software atenda às expectativas e necessidades do usuário final.

Esse plano envolve testes funcionais que simulam situações reais de uso do software, para que o cliente possa verificar se o software atende a todos os seus requisitos.

Isso ajuda a garantir que o software seja de alta qualidade e reduzindo o risco de insatisfação e problemas no uso do software.

Algumas referências úteis para quem quer se aprofundar no assunto são:

  • ISTQB (International Software Testing Qualifications Board): é um órgão de certificação em testes de software reconhecido internacionalmente.

  • Agile Testing: A Practical Guide for Testers and Agile Teams, de Lisa Crispin e Janet Gregory: é um livro que aborda os princípios e práticas de testes em projetos ágeis de software, incluindo a elaboração de planos de teste de aceitação e desenvolvimento.

  • The Art of Software Testing, de Glenford Myers: é um livro clássico na área de testes de software, que aborda os fundamentos da engenharia de testes, incluindo a elaboração de planos de teste.

Obrigada por ler!

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco sobre esses planos de teste. Se você tiver alguma dúvida ou dica, fique à vontade para deixar nos comentários. Responderei com o maior prazer! Obrigada por ler e até a próxima postagem!

😊😊 See ya! 😊😊

Top comments (0)