DEV Community

Cover image for Retrospectiva 2021
Evellyn Lima
Evellyn Lima

Posted on

Retrospectiva 2021

Resolvi postar essa retrospectiva pra lembrar tudo o que rolou nesse ano e compartilhar aqui como foi meu ano relacionado a carreira/tecnologia.

  • No começo desse ano defini pra qual lado pretendo seguir (tech x pessoas), eu escolhi seguir mais pro lado de pessoas pq era (e ainda é) o assunto que mais prendeu minha atenção e mais me animou nos últimos tempos.

  • Foi a primeira vez que conversei sobre qual caminho quero seguir com alguém da empresa que tô trabalhando e foi bom demais fazer isso, eu conversei com 2 diretores de tecnologia da RV e eles super me incentivaram e deram várias ideias de como evoluir alguns em pontos que vão me ajudar muito a seguir por esse caminho.

  • Esse ano eu terminei o MBA em engenharia de software que comecei no ano passado, confesso que quase desisti mas minha namorada me deu maior força pra terminar e deu boa. Durante o MBA eu aprendi sobre várias coisas diferentes e foi graças a ele que eu vi que o caminho que mais me chama atenção é o relacionado a pessoas/negócios. Nele eu tb fiz um projeto que curti muito, eu até fiz um post sobre ele aqui no blog.

  • Descobri e comecei a acompanhar a comunidade indiehackers.com, pensei em várias ideias de projetos pra construir mas não finalizei nenhum. O projeto que tô mais focada é um app pra fazer acompanhamento de metas diárias, resolvi fazer um app mobile pq tava afim de mexer com coisas diferentes das que mexo no dia a dia, e como se não bastasse nunca ter mexido com desenvolvimento mobile, eu resolvi fazer esse app em flutter, que é outra coisa que nunca tinha visto. Repositório do projeto

  • Fiquei entre os 300 melhores no ranking do Code You Way, eu fiz um post mostrando a solução que construi pra umas das questões do desafio: acessar o post.

  • No segundo semestre eu comecei a mentorar uma pessoa pela primeira vez, no começo fiquei meio insegura sobre o que fazer e como ajudar ela mas acredito que ta dando super certo. Hoje inclusive tô mentorando mais um dev então esse desafio dobrou de tamanho e eu tenho curtido muito!

  • Além de mentorar pessoas dentro do trabalho eu decidi mentorar/ajudar mais pessoas fora do trabalho também, no momento eu tenho acompanhado 2 pessoas e eu tenho aprendido e me surpreendido muito em como a galera aprende rápido.

  • E há +- uma semana eu recebi meu feedback da avaliação de fim de ano e fui promovida a frontend sênior. 🥳

Nesse ano rolou muita coisa, vi muita coisa diferente do que tava acostumada, entendi mais sobre o que eu gosto de estudar e tô começando a entender melhor o que me motiva, e o melhor: acredito que ano que vem vai rolar muito mais coisas do que esse ano!


Links úteis

Top comments (2)

Collapse
 
lukesilva profile image
👨‍💻 Lucas Silva

Caraca, muito bom ! Parabéns pela promoção !

Collapse
 
evelew profile image
Evellyn Lima

Obrigada!!