DEV Community

Cover image for You are running `create-react-app` 4.0.3, which is behind the latest release (5.0.0)
Fernanda Gonçalves
Fernanda Gonçalves

Posted on

You are running `create-react-app` 4.0.3, which is behind the latest release (5.0.0)

Oii gente, tudo bem com vocês?

Então ... recentemente dei início a um projeto em ReactJS, mas logo fiquei estacionada assim que comecei a criar meu app devido ao surgimento do seguinte erro: You are running create-react-app 4.0.3, which is behind the latest release (5.0.0) 😱😱.

Bom, ao pesquisar esse erro, vi que outras pessoas passaram pela mesma situação, mas consegui solucionar esse probleminha através dessas pesquisas e vim aqui compartilhar a solução com vocês.

 

PASSO 1

Primeira coisa que fiz foi iniciar a criação do meu app com:

npx create-react-app fegoncalves
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Logo, surgiu essa mensagem abaixo informando que eu precisaria intalar o pacote citado. Para prosseguir confirmei com "y":

Criando app ReactJS

 

PASSO 2

Em seguida, ele apresenta o erro em questão, onde informa que estou executando o comando em uma versão anterior ao 5.0.0 e que não oferecem mais suporte a instalação global. A orientação seguinte é desinstalar qualquer versão global utilizando um dos comandos citados (com npm ou yarn) segundo instruções da documentação em seu site.
Erro ao criar app ReactJS

 

PASSO 3

Segundo os passos contidos no site acima, o procedimento seria - nessa ordem:

  • Faço a desinstalação global usando um dos comandos abaixo:
npm uninstall -g create-react-app
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

ou

yarn global remove create-react-app
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode
  • Agora sim criar o app:
npx create-react-app fegoncalves
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Porém, fazendo dessa forma não estava dando certo, e particularmente estava acontecendo um loop pois a mensagem de desinstalação do pacote insistia em aparecer. Pesquisando então alguma solução, vi uma - embora a documentação no site do React não informe - que recomendava a limpeza do cache. Então fiz a tentativa, deu certo e consegui criar meu app.

 

A solução completa passo a passo ficou assim:

1º. Criando meu app

Criando app ReactJS

2º. Faço a desinstalação do pacote após essa mensagem (utilizei o npm uninstall -g create-react-app)

Erro ao criar app ReactJS

3º. Limpei o cache

Limpando cache app ReactJS

4º. Criando aqui meu app (agora vai 😁)

Criando app ReactJS

5º. Em seguida é dado início a instalação do meu app

Instalação app ReactJS

Finalizando instalação app ReactJS

 
Em resumo, a questão da desinstalação global é necessária, para garantir que o npx sempre use a versão mais recente e as soluções que vi foram diversas: desinstalar e instalar novamente o npm, forçar para a versão mais recente, entre outros. Pra mim, limpar o cache foi minha primeira tentativa e deu tudo certo \0/\0/\0/

Mas e você, chegou passar por esse probleminha e precisou proceder de alguma forma? Deixa nos comentários qual solução funcionou pra você!

E é isso gente. Espero que tenha sido de grande ajuda pra vocês 😊❤️! Vou deixar alguns links de referência que consultei aqui embaixo.
Até a próxima!

https://create-react-app.dev/docs/getting-started/

https://github.com/facebook/create-react-app/issues/11816

https://exerror.com/you-are-running-create-react-app-4-0-3-which-is-behind-the-latest-release-5-0-0/

Top comments (0)