DEV Community

Cover image for Semana 1
Felipe Ramos Kafuri
Felipe Ramos Kafuri

Posted on

Semana 1

Pra quem chegou aqui de paraquedas, me chamo Felipe Ramos Kafuri e estou com um desafio de documentar meus aprendizados da semana em um breve resumo postado aqui no dev.to. Tendo isso em vista tentarei fazer um post desse até o final do ano com a finalidade de criar um hábito, pois, percebi que essa documentação do conhecimento é uma das melhores formas de fixar os aprendizados. Separarei o post em dois tópicos hard skills e soft skills, assim fica mais facil de organizar os aprendizados.

Hard Skills

Autenticação

De um tempo pra ca, no meu tempo livre venho estudando e brincando um pouco com Next.js, e um dos "problemas" que me deparei era o fato de que eu não sabia usar outro tipo de autenticação alem do famoso combo JWT e Local Storage, porem como muitos devem saber uma das vantagens do Next.JS é o SSR porem ele se torna inútil se as informações de usuários se encontram "armazenadas" no client-side, então, visando achar uma solução para esse problema eu fui atrás de outras alternativas de autenticação e foi ai que descobri que poderia usar cookies para isso. Como uso JS o combo que usei para resolver essas estratégias foi uma lib chamada express-session, com banco de dados redis.

AWS

Pra quem já viu os posts que faço no meu LinkedIn sabe que eu meu irmão estamos começando uma empresa chamada Helpy, e de um tempo pra ca decidimos que iriamos abrir uma outra empresa em outro nicho e pra isso tive que criar uma conta pra ela na AWS que é a empresa que escolhi para utilizar os serviços na nuvem, dentre eles, amazon SES, amazon S3, entre outros. Porem para facilitar a gerencia de duas contas diferentes e que usam serviços diferentes eu fui atras de alguma forma de unificar as contas, foi ai então que descobri que tem como criar uma organização na AWS, que nada mais é que uma de suas contas é a conta "manager" e a partir dai você convida outras contas para serem gerenciadas por ela, esse tipo de organização que você cria trás algumas funções porem a que mais me atraiu foi o fato de que o pagamento fica unificado tornando mais fácil a organização e o controle de gastos entre as contas.

Relacionamento em banco de dados

Essa semana um dos problemas que enfrentei foi o fato de ter que lidar com alguns relacionamentos complexos de banco de dados o que fez com que eu gastasse uma tarde toda estudando muito sobre relacionamentos, o que me trouxe um bom conhecimento sobre, nisso descobri um site que vem me ajudando muito a enxergar meus relacionamentos antes de passa-los pro código, o nome dele é dbdiagram https://dbdiagram.io/d que é basicamente um site onde você monta as tabelas e com elas, os relacionamentos, o que te ajuda muito a esboçar suas ideias.

Soft Skills

Nesse post serei 100% sincero. Tendo isso em vista, não tive grandes aprendizados de soft skills essa semana, o que é normal, porem, a um tempo atrás comecei a ler um livro chamado "Como fazer amigos e influenciar pessoas" que tive que dar um tempo na leitura por ter outras coisas em que focar, mas essa semana retornei a leitura desse livro e devo dizer que vale muito a pena, ainda não terminei mas sei que vai me trazer muitos aprendizados que com certeza irei trazer aqui nos post semanais.

Agradecimentos

Bom chegamos ao fim desse post e só queria agradecer a leitura de todos, e desejar uma ótima semana a todos, que essa semana seja repleta de aprendizados. Até semana que vem!!

Top comments (0)