DEV Community

Cover image for Novo Website
Gledsley Müller
Gledsley Müller

Posted on • Originally published at gledsleymuller.com on

Novo Website

Eu recentemente publiquei o meu novo website utilizando Gatsby*. Eu já estava trabalhando nesse projeto fazia um tempo, mas só agora consegui arranjar um tempo prá completá-lo. Eu diria que é ainda um protótipo, mas eu precisava de um blog o mais rápido possível!

Jim Carrey teclando loucamente.

Faz muito tempo que eu queria ter um blog de novo. Eu estava procurando uma solução na qual eu pudesse publicar um post no meu site e depois republicá-lo no Medium e no Dev.to... aparentemente, esse seria a melhor maneira de atingir vários desenvolvedores pelo mundo afora. Não sei se eu terei muitas coisas interessantes prá falar, mas vou me esforçar prá compartilhar algumas coisas que aprendi pela vida 😉

* A primeira versão desse blog era em Nuxt.js, mas eu decidi utilizar o Gatsby prá testar. Eu não sei dizer se é melhor ou pior que o Nuxt e não tenho conhecimento suficiente prá fazer uma comparação decente. Mas resolvi deixar essa nota aqui caso alguém tenha curiosidade sobre o que me levou a tomar essa decisão.

Desvantagens do site novo

Como eu disse anteriormente, isso é ainda um protótipo que eu coloquei no ar o mais rápido que eu pude. Eu basicamente peguei o meu site e tentei refazê-lo com o Gatsby. E prá tanto, eu tive que pegar uns atalhos e acabei criando essa versão com blog que pode ou não funcionar bem em relação ao SEO. E como o projeto estava demorando demais, eu acabei matando duas coisas da versão anterior que eu gostava bastante:

  1. o background interativo do cabeçalho
  2. a árvore interativa que tinha no rodapé

Os dois elementos foram feitos utilizando canvas e eu não tive muito tempo prá ver como que essas interações iriam funcionar com o React. Eu vou provavelmente retornar a esses pontos em algum momento, mas eu sei que o background interativo estava tendo vazamento de memória e eu não queria um site novo já com problemas que eu conhecia. Então optei em deixar mais otimizado e com menos firulas... por hora, isso está no backlog.

Screenshot do cabeçalho da versão anterior.

Mas o que eu mais gostava do site anterior era a árvore interativa. O código não era meu e eu precisava refatorar (eu ainda acho esse termo tão esquisito em português) muita coisa e desencanei por hora. Fica prá minha lista de um domingo qualquer por hora...

Screenshot da árvore interativa da versão anterior.

Vantagens do site novo

Resumindo:

  1. Agora eu tenho um blog! 🎉
  2. Eu consigo publicar meus posts aqui e depois no Medium e no Dev.to (já testei com a versão em inglês de dois posts) 🎉
  3. Eu consigo expandir o conteúdo da minha página de mentoria (outra termo que eu acho esquisito em português) 🎉

Meu primeiro objetivo era conseguir postar artigos o mais rápido possível no meu próprio site. Como eu demorei prá criar a versão anterior desse site (desde o design até o produto final), eu queria manter tudo o que eu tinha feito na mão (sem utilizar nenhum template por aí). Então isso eu parcialmente consegui! E o segundo objetivo era conseguir repostar no Medium e no Dev.to... e isso eu consegui também 🎉

E agora, como terceiro objetivo, eu quero começar a postar em português 😉, o que eu fazia há uns 10 anos, quando eu tinha um blog onde eu ensinava a mexer no Adobe Flash e Actionscript 😂. O único problema é que meu português decaiu bastante nos últimos anos, quando eu estava morando fora do país. Então, se você vir algum erro crasso, por favor, me avise prá eu corrigir o mais rápido possível 😂

Em relação à mentoria 🤓, eu já estou oficialmente trabalhando com alguns desenvolvedores juniors faz uns dois anos. Mas agora eu queria expandir um pouco o programa e oferecer prá mais interessados (além de criar novos conteúdos). Prá isso, eu precisava ter uma página exclusivamente dedicada a isso, ao invés de uma seção na home page. Então, missão cumprida nesse sentido 🎉

Click here for the English version of this post

Top comments (0)