DEV Community

Cover image for Como Organizo Minha Vida Digital
Gabriel Paiva
Gabriel Paiva

Posted on

Como Organizo Minha Vida Digital

Eu sempre me interessei por assuntos que giram em torno da produtividade. E me deparei com um livro chamado "O Método PARA" do Tiago Forte, onde basicamente, ele ensina como organizar nossos pensamentos, idéias e projetos em notas digitais utilizando o método PARA (um acrônimo de Projects, Areas, Resources e Archives).

Basicamente, este método consiste em separar suas notas em quatro categorias:

  • Projetos: iniciativas que tenham um objetivo específico e prazo determinado. Um projeto com começo, meio e fim.
  • Areas: são áreas de responsabilidades que não têm um prazo determinado. Elas não têm um objetivo final concreto.
  • Recursos: aqui se concentram os materiais ou informações de referência que podem ser úteis para os Projetos ou Áreas no futuro.
  • Arquivos: tudo o que já foi concluído ou que não é mais relevante para os Projetos ou Áreas.

Esse método é bem interessante e, por muito tempo, me ajudou a organizar pedaços de informações úteis na vida para consulta posterior. Mas acabei por modificar um pouco esse método para a minha realidade e quero compartilhar isso com você hoje.

MEU MÉTODO PPA

Vou exemplificar meu método utilizando o aplicativo Apple Notas, mas assim como o método PARA, ele pode ser aplicado em diversos aplicativos de notas do mercado como Notion, Evernote, etc.

Pessoal

Nesta pasta, eu organizo tudo relacionado à minha vida pessoal. Ela contém subpastas como Documentos, Espiritualidade, Casamento, Diário, Finanças e Projetos, onde cada uma armazena notas específicas sobre esses tópicos.

Profissional

Aqui eu gerencio minhas atividades de trabalho. Tem subpastas como Entrevistas (com insights e dicas) e ME (minha microempresa aberta). Dessa forma, cada aspecto da minha vida profissional tem seu próprio espaço, facilitando a organização e o foco.

Acervo

Esta pasta é uma espécie de repositório geral. Ela contém notas que ainda não foram categorizadas ou que podem servir como recursos úteis tanto para o pessoal quanto para o profissional. Não há subpastas aqui, e eu gosto de usar tags para ajudar na organização e busca de informações.


REGRAS

A seguir, algumas regras que defini para me ajudar a seguir uma estrutura eficiente:

  1. Nível de Pastas: As pastas só podem ir até o nível 2. Ou seja, só crio subpastas dentro das pastas principais Pessoal e Profissional, sem criar subpastas adicionais dentro dessas.

  2. Nomes de Pastas Claros e Genéricos: Gosto de optar por usar nomes diretos e universais, como Finanças, Casamento, Emocional, etc., sem adjetivos ou personalizações, como "Minhas Finanças" ou "Saúde Emocional".

  3. Nada Fica "Solto": Não há notas diretamente dentro das pastas principais Pessoal ou Profissional. Todas as notas precisam estar em subpastas apropriadas para evitar bagunça.

  4. Uso do Acervo: A pasta Acervo não tem subpastas. É o local temporário ou definitivo para notas que ainda não têm uma categorização clara ou que podem ser recursos amplamente aplicáveis.

  5. Tags para Detalhamento: Para uma organização mais fina, uso tags no app de notas, permitindo um detalhamento mais dinâmico, especialmente para filtrar e categorizar melhor as notas que estão dentro das pastas principais.

  6. Revisão Periódica: É importante ter um rotina de revisão para garantir que as notas do Acervo sejam categorizadas quando necessário, evitando acúmulo desorganizado.


E aí, o que achou desse método para organizar a vida digital? Você já usa algum no seu dia a dia?

Top comments (0)