DEV Community

Guionardo Furlan
Guionardo Furlan

Posted on

Guardando seus segredos com segurança

Segredos

O gerenciamento de senhas pode ser complicado quando temos vários serviços (e-mail, redes sociais, github, API´s, certificados digitais, orkut :-) , etc).

A regra é usar senhas complexas, pass phrases, cuidando pra não incluir dados pessoais, como aniversário, apelidos, nomes de conhecidos, etc que possam ser "adivinhados" por engenharia social.

E quando você cria sua senha super exclusiva e segura, encontra sistemas que expiram as senhas periodicamente e impedem que a reutilize.

Então, em nosso socorro, existem ferramentas para criar, gerenciar senhas, como o KeepassXC. Além de armazenar usuários e senhas, a ferramenta permite documentar e adicionar arquivos, como exemplos de requests/responses de API, arquivos de chaves, certificados digitais, etc. O KeepassXC armazena todas essas informações em um arquivo local criptografado (database .kdbx).

Existem outros, mas esse é um que eu gosto de usar e me atende muito bem. KeepassXC é open-source, roda em Windows, Linux, e Mac. É facilmente instalado. Siga o link acima e sucesso!

Alt Text

Ok, já resolvi o meu problema com muitas informações de autenticação e esbarrei em outro: Quando eu uso em mais de uma máquina, preciso me preocupar com a distribuição e sincronização do meu database por todas as minhas máquinas.

Dropbox, Google Drive, OneDrive poderiam ser uma opção, mas eu gostaria de algo mais hipster. Brincadeira. Se estamos falando em segurança de informação, dá pra confiar nos grandes players? Talvez.

Aí, encontrei o Keybase, que, entre outras coisas, permite um sistema de arquivos em nuvem e criptografado.

Alt Text

Então, vamos por mãos à obra.

Instalação

Acesse o site do Keybase, escolha seu ambiente (macOS, Windows ou Linux), faça o download e instale normalmente. Siga as instruções de instalação e depois crie seu usuário com uma senha segura ;-)

Depois do keybase devidamente instalado, acesse as opções de arquivo:

Alt Text

E clique em "Yes, enable" para instalar o Dokan Library, que permitirá montar o sistema de arquivos em uma unidade do sistema (K: geralmente, no Windows, e /keybase no Linux e no macOS)

Alt Text

TODO: Continuar

Top comments (0)