DEV Community

Cover image for Como melhorar a legibilidade e a escalabilidade do seu projeto?
Hudson Arruda
Hudson Arruda

Posted on

Como melhorar a legibilidade e a escalabilidade do seu projeto?

Programar envolve diversos fatores, mas é sabido que a prática eleva os padrões, mas como saber o que está bom e o que não está? Onde devo melhorar? O que fazer?.Bem, uma boa resposta seria um guia, sênior ou mentor, mas nem sempre contamos com uma pessoa com disponibilidade para isso, por isso que eu uso estas duas tecnologias gratuitas que me fizeram evoluir de uma maneira bastante rápida. CodeClimate e SonaQube.

Um breve resumo sobre mim.

Meu nome é Hudson, Desenvolvedor Frontend na OPEN Datacenter e Co-fundador da Goyadevs.com e busco compartilhar conhecimentos sobre minha área e as que tenho interesse em atuar e estudo frontend, desenvolvimento mobile, UX e Linux.

CodeClimate

Não é a primeira vez que falo sobre o code climate, ele utiliza de uma lógica bem simples e olha poucos itens no seu código que fazem toda a diferença: Duplicação, Complexidade, Tamanho de funções e arquivos resumidamente. Apesar de parecer simples à primeira vista e meio irracional à segunda, usar o code climate possibilitou uma velocidade de crescimento incrível no meu projeto.

SonarQube

Eu diria que diferente do CodeClimate que apresenta uma visão crua de qualidade, o SonarQube possui uma análise mais refinada, mostrando importações e funções não utilizadas, dicas de melhorias de performance, problemas de segurança e diversos outros itens que não temos no Codeclimate.

Qual é melhor?

Eu poderia simplesmente falar que o SonarQube é melhor, mas a verdade é que ambos se complementam e usam diferentes formas de analisar seu código de forma que o feedback quase nunca é redundante.

E para ajudar vocês….

Bonûs

Irei disponibilizar dois scripts para rodar o codeclimate e o sonarQube localmente em seu computador, ambos possuem sistemas de CI/CD e planos pagos, mas para rodar em sua máquina é gratuito.

Welcome to my Sonar and Codeclimate scripts

Dependencies

  • sonar-scanner cli
  • docker
  • jless [ JSON VIEWER ] - inside of Codeclimate script - you can remove if you want



Qualquer dúvidas, não existe em criar issues ou comentar que prontamente tentarei te ajudar.

Se você curtiu, por favor avalie para me motivar a criar mais conteúdos assim:

GitHub
LinkedIn
LeetCode

Top comments (0)