DEV Community

Inside SumUp Brazil
Inside SumUp Brazil

Posted on

GANHANDO OLHOS DE ÁGUIA

Ampliemos nossa visão, como águias, para conseguirmos enxergar as barreiras e as oportunidades que nos conduzirão ao sucesso.

A nossa trajetória profissional, passa por diversas fases, a mais comum é quando iniciamos nossas carreiras através do ingresso no mercado de trabalho. Mas também há momentos que "viramos a mesa" e definimos um novo rumo para nossas vidas, quando surgem novas oportunidades de desenvolvimento clamando por novas competências, novas habilidades. Nesses momentos, várias preocupações surgem em nossa mente. Onde e como adquirir esses novos conhecimentos? O que devemos fazer para que o nosso desempenho continue no mesmo nível de excelência, seja no cargo atual ou em uma nova posição?

Pensarmos em nosso desenvolvimento, imaginando "qual será o nosso lugar" em um futuro é algo muito importante. Com essa projeção estamos fazendo o exercício sobre o que estamos pensando para nossas carreiras.

Jamais chegaremos a outra margem do rio sem os equipamentos necessários para nos levarem até lá

Ter objetivos de carreira é ótimo para nos impulsionar para novos estágios de nossas vidas. Mas não podemos nos esquecer que estes novos desafios exigem esforço e dedicação e precisamos tomar cuidado pois "jamais chegaremos a outra margem do rio" sem os equipamentos necessários para nos levar até lá. Isso significa que precisamos nos desenvolver nesta trajetória.

Quebrarmos grandes metas em pequenas vitórias.

Atingir grandes objetivos é algo muito desafiador e dificilmente acontece de uma vez. É preciso planejar, planejar e planejar… Aprendi muito nesta minha jornada pela busca de me tornar um líder, que são inúmeras as competências a serem desenvolvidas e a melhor forma é de "quebrarmos grandes metas em pequenas vitórias" para que elas nos motivem sempre. Assim chegaremos lá. Importante lembrar que traçar um plano para atingir a nossa meta é tão importante quanto a meta em si. Cada aprendizado, cada vivência contribui para nos tornarmos o profissional que queremos ser.

Onde estou e onde quero estar lá na frente.

A escolha de ser um líder, para mim, não aconteceu de forma natural. Não acredito que nascemos com nosso futuro traçado, definido. Esta reflexão sobre o futuro, se inicia com o desenvolvimento do nosso autoconhecimento, nossas potencialidades e onde queremos chegar. Observar atentamente por alguns anos me ajudou. Apesar de parecer óbvia essa decisão, não é tão simples assim.

Como me vejo no papel de liderança?

Eu fiz algumas perguntas do tipo: Eu me vejo no papel do meu líder? Parece ser algo que gostaria de fazer? No começo da carreira a resposta era: "Não tenho a menor ideia". Depois de algum tempo passou para: "ahh acho que sim, talvez" …. "até que virou hummm… é isso"!

Esteja perto das pessoas que admira, observe como elas agem, tomam decisões, se relacionam, se comunicam. O que elas fazem de especial que as tornam pessoas bem-sucedidas. Tem uma frase de Isaac Newton, que eu gosto muito que diz: 

Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.

Materiais sobre liderança podem ajudar, mas nada como desenvolver o aprendizado no dia a dia do trabalho, ou seja, procure escolher lugares que nos proporcionem trabalhar com pessoas boas. Você admira seu Líder? Seus colegas? E as pessoas de outras equipes? Então se pergunte, o que posso aprender com eles?

E a cultura da empresa? Faz sentido em relação aos seus valores pessoais? Onde preciso me adequar, flexibilizar para aprender mais sobre ela.

Conhecimentos e tecnologias também se obsoletam e precisam mudar.

No Início eu precisava de conhecimentos mínimos para atuar na área, hoje com as novas exigências preciso ficar muito atento com o aprendizado. Pois conhecimentos e tecnologias também se obsoletam e precisam mudar. Um grande aprendizado, ao longo de minha carreira, está relacionado às mudanças de emprego.

Além das novas tecnologias, novas culturas o que me chamou mais a atenção foram os relacionamentos com as pessoas que trabalhei, que representaram muito mais do que os ganhos financeiros. Um bom ambiente de trabalho representa muito e se você tem isso como eu tenho significa um bom trabalho da liderança.

Converse com elas, faça perguntas, se aconselhem…

Com certeza as pessoas em posição de liderança não nasceram sabendo tudo o que sabem. Entender estes processos de desenvolvimento é fundamental para nós. E como saber disso? É simples, converse com elas, faça perguntas, se aconselhem…

"Quais insights ou dicas nos ajudaram a conseguir os nossos propósitos"?

A ideia aqui não é copiar o jeito das pessoas, mas entender o que as levaram a fazer o que precisava ser feito. Quanto mais conversas mais interessante fica. Cada uma vai nos abrir um leque de possibilidades para formar o futuro profissional que desejamos. Essas conversas serão importantes se tiverem elementos não só de sucesso, mas também de experiencias não tão bem sucedidas, pois aprendemos muito com as situações de dificuldades também. Quais insights ou dicas conseguiremos a partir de uma boa conversa com elas e que muito nos ajudarão a conseguir os nossos propósitos?

As experiências das pessoas são ferramentas incríveis para o nosso desenvolvimento. Nos dias de hoje é super simples o cultivo dos nossos alimentos porque em algum momento há 10 mil anos atrás o ser humano teve que aprender como fazer isso. A experiência é que nos impulsionou como sociedade até aqui.

Olhar mais profundamente para um cargo futuro me ofereceu várias ideias de como melhorar.

Algo que comecei a fazer depois de um certo tempo foi analisar todas as atribuições e valores dos meus líderes ou pessoas que admiro (algumas organizações têm essas competências bem definidas) e dentro de uma escala de 1 a 5 me avaliei em cada comportamento espelhado. Como você pode imaginar, na maior parte da minha análise me posicionei no nível 1 ou seja, uma forma muito clara de identificar as áreas e níveis de competência que eu precisaria buscar. É claro que eu também fiz isso também em relação ao meu cargo atual, mas "olhar mais profundamente para um cargo futuro me ofereceu várias ideias de como melhorar "e ainda crescer mais rapidamente para chegar aos meus objetivos.

Ao atingir o topo de uma montanha, é possível observar a existência de outra ainda mais alta

Esperava algum final feliz? Essa jornada só está no início. Eu apenas aprendi algumas dicas de como chegar lá. O caminho é longo. Podemos até usar uma metáfora que diz que "Ao atingir o topo de uma montanha, é possível observar a existência de outra ainda mais alta". É um processo contínuo, quanto mais experientes…maiores serão os desafios.

Você pode ter chegado até aqui e estar se perguntando…. Mas o que isso tem a ver com o título desse artigo? o que isso tem a ver com olhos de águia? Pegando os exemplos dos animais que têm a melhor visão na natureza entendemos duas coisas importantes.

A primeira é que os seres humanos não têm uma visão muito boa :) e que não existe o conceito de melhor visão. A melhor visão depende do objetivo. Para se movimentar a noite, a visão noturna é muito melhor do que visão a longo alcance.

Para a águia capturar o seu alimento, a visão de longo alcance é super importante. Quanto maior a altitude melhor ela consegue ter uma visão panorâmica de como achar a presa.

Toda a minha jornada profissional me mostrou que não basta termos uma boa visão no nosso cargo atual. Claro que isso é de suma importância para nos tornarmos um bom profissional, mas talvez não seja suficiente para nos levar ao local onde realmente desejamos estar. Para tanto é vital que ampliemos nossa visão, como águias, para conseguirmos enxergar as barreiras e as oportunidades que nos conduzirão ao sucesso.

Pensem nisso…


Quer uma nova oportunidade de carreira com desafios globais? Confira nossas vagas em Engenharia e Produto e conheça mais sobre a SumUp.

Top comments (0)