DEV Community

Cover image for Desenvolva sua Experiência de Forma Inteligente
Kainan Gabriel
Kainan Gabriel

Posted on

Desenvolva sua Experiência de Forma Inteligente

Motivação

Quando estava em busca da minha primeira oportunidade como desenvolvedor, deparava-me com vagas cheias de obrigatoriedades e requisitos, mesmo para um estágio não remunerado...

Eu me perguntava: como conseguir experiência se eu não tenho experiência?

E foi aí que eu aprendi o que vou te ensinar agora!

Como conseguimos experiência? Claro que é.... FAZENDO PROJETOS!

  • "Pouts, mas isso eu já sabia..."

Te acalma moreno.

UM DEV DIFERENCIADO SABE LER CÓDIGO

Como assim ler código? Eu também sei ler... quando eu vejo um 1 + 1 logo sei que é 11 (javascript pode te surpreender).

No trabalho que tanto desejou e sonhou, acha que vai chegar lá e criar um projetinho novo, escrever um hello world e sair codando? Mas é óbvio que não. Antes de qualquer linha de código, precisará fazer algo MUITO mais importante que só escrever códigos feios e sem nexo. E sabe oque é? LER!

Isso mesmo, você precisa estudar toda a estrutura usada no seu ambiente de trabalho, e para isso você precisa LER e ENTENDER o que está acontecendo.

COMO TREINAR ESSA HABILIDADE?

copie código mas não copie o código.

  • "Como assim?"

Não é simplesmente fazendo projetos copiados do youtube ou a famosa pokedex que vai te fazer um dev di-fe-ren-cia-do meu amigo...

  • "Então como é copiar mas sem copiar?"

Vou te responder com outra pergunta: o que você quer? Quer ser um dev back-end/front-end?

Quer ser desenvolvedor back-end? Entre no github e procure um projeto front-end feito por alguém e copie ele.

  • "Mas eu quero ser backend, porque copiaria um projeto frontend?"

Quanta falta de criatividade meu amigo!

Clone, rode e ESTUDE o que o projeto faz, é, entrega e, somente depois que você entender, desenhe ele. Desenhe as tabelas no seu banco de dados, as suas rotas, seus microsserviços(se necessário).

Faça perguntas. Quais seus use-cases? Banco Relacional ou Não Relacional? Não sei... Diz aí!

ter uma habilidade como essa é extremamente valioso, e com certeza você usará ela todos os dias.

  • "Tá. Mas eu quero ser frontend, esse negócio de fazer CRUD não é pra mim não."

É SÓ FAZER A MESMA COISA!

Procure um projeto back-end, clone, rode e ESTUDE o que o projeto faz e entrega, e somente depois que você entender, comece a pesquisar layouts no figma e copie eles. Ou se você quiser ser um UX/UI, faça as suas própriastelas e botões coloridos.

Aprenda a integrar uma API da melhor forma, boas práticas e otimizações, talvez até acessibilidade(super recomendo,
muito bom incluir todos esses aspectos).

Faça perguntas. É necessário um framework? Se sim, qual? e cache, redis ou usequery? Mobile First ou nem?

Tudo isso agregará MUITO à sua carreira e experiência como desenvolvedor.

COMO ENCONTRAR ESSES PROJETOS?

EXEMPLO: vá no google e digite "administração de restaurante github" e voilà, aí está seu projeto.
EXEMPLO 2: vá no google e digite "frontend projetos github" e voilà, aí está seu projeto.
EXEMPLO 3: Caso encontre algum site com premissas de "10 FRONTEND PROJECTS", MELHOR AINDA! Entre, pegue o código e voilà.

BÔNUS

  • Procure soluções para problemas está enfrentando no codepen, github e medium. Meta as caras mano!
  • Delete tudo o que está funcionando e reescreva. Sim, é sério, delete agora mesmo e reescreva. (conteúdo para um próximo tópico.)
  • Quer um projeto backend feito em node e express? Vai no meu github e lá tem um que estou escrevendo.

conecte comigo: linkedin

Top comments (1)

Collapse
 
jfmelo profile image
JF Melo

Arrasou no texto! Suas reflexões sobre como adquirir experiência são mega inspiradoras. Você abordou muito bem todos os detalhes, tenho certeza que vai ajudar muita gente que está trilhando sua carreira. Continue assim!