DEV Community

Luiz Guilherme Abreu Moraes
Luiz Guilherme Abreu Moraes

Posted on

meta-system

Eu tenho trabalhado com uma equipe de programadores em um projeto de código aberto e gratuito chamado Meta-System, e acho que pode interessar à vocês. Ele tem o propósito de trazer sanidade de volta pro desenvolvimento de softwares.

Os desenvolvedores que trabalham comigo já passaram dias ou semanas configurando bibliotecas, ambientes, arquitetura, e repositórios em outros projetos; com o Meta-System, é possível focar diretamente no problema que se quer resolver.

De uma forma mais técnica, acreditamos que todo software é feito de três coisas: Dados, Regras, e Protocolos. O Meta-System é uma abstração construída em cima deste conceito, que permite uma alteração granular e desacoplada de qualquer um destes elementos. Com isto, é possível que os fluxos de negócio de uma aplicação sejam construídos com a mínima necessidade de código adicional.

Além disso, dá pra estender a funcionalidade do software, caso o que venha por padrão não seja o suficiente pra você. E dá pra fazer isso sem nenhuma alteração no código fonte.

Eu de verdade acredito nessa proposta, e ainda com uma comunidade incrível por trás, sei que dá pra fazer muitas coisas com uma ferramenta desse porte.

Temos nossa comunidade no Discord, onde a gente pode conversar sobre. Eu quero ouvir o que vocês acham e pensam sobre a ferramenta, assim como as dúvidas de uso e tal.

Discord: https://discord.gg/ndGsnbTW7V
Documentação: https://mapikit.github.io/meta-system-docs/
Código: https://github.com/mapikit/meta-system

Top comments (0)