DEV Community

Monique Altero
Monique Altero

Posted on • Updated on

Como organizo minha rotina de estudos em tech?

Sabemos que a área de tecnologia está em constante evolução e que as coisas aqui giram como em uma centrífuga, não é mesmo? Pensando nisso, é sabido como é importante que o estudo seja continuado e assíduo.

Recentemente, através de conhecidos, vi quão difícil é começar e até mesmo planejar a rotina "ideal" para conseguir dedicar um tempo a novos aprendizados. Pensando nisso, decidi compartilhar algumas dicas que foram valiosas para mim no começo.

Vamos lá!

1 - A constância é mais importante que a duração

Relógio LED
Sim, eu sei. No começo, é muito massante dedicar horas que antes, eram de lazer ou descanso, para novos compromissos. Isso mesmo, estudar é um compromisso com você.

Ressalto também, como é difícil criar este hábito após trabalharmos longas horas com a mente programando, com reuniões e todos os outros deveres que temos. Mas, seja persistente. Sei que parece papo de "coach" mas faça até que este hábito seja prazeroso, é de extrema importância colocá-lo e firmá-lo na rotina. Ou seja, é preferível estudar 30 minutos todos os dias, em vez de 2 horas a cada semana.

Vale criar uma rotina de alarmes na agenda do celular para iniciar e até mesmo para finalizar o momento de estudos, pois este comportamento nos ajuda a dosar melhor o tempo até que isso torne-se intrínseco.

2 - Vamos aos poucos, bloquinho a bloquinho

Blocos de madeira empilhados
Quando vamos iniciar uma atividade física ao sermos sedentários, precisamos começar devagar, não é mesmo? Pois bem, para sentirmos deleite ao dedicar tempo para os estudos, também precisamos começar aos poucos. "E como eu posso fazer isso?" - você vai me perguntar…

Bom, comece a estudar e dedicar o tempo a coisas que você tem mais afinidade afim de que aquilo se torne um hobby e se pareça cada vez menos como uma obrigação. Por exemplo, se você detesta back-end e está iniciando uma rotina de estudos em tecnologia, o mais indicado é você evitar começar por esse assunto que o desagrada e deixar para quando já tiver um hábito concreto.

3 - Tenha uma organização visual

Post-it board
Seja através de anotações oriundas do seu material de estudos, ou até mesmo, anotando em sua agenda ou em diversos post-its o seu horário reservado para isto, faça anotações. É importantíssimo termos a visão clara de nossos objetivos e de nossos aprendizados.

Ter no celular marcado que na hora X você tem o compromisso de estudar pode ser muito efetivo para quem dificuldade de "pegar e fazer". Caso você não tenha esse empecilho, mas se desmotiva com facilidade, ver todo seu conteúdo produzido através de anotações pode te mostrar como de pouquinho em pouquinho vamos construindo algo muito maior, e que todo o esforço está valendo a pena.

Ah, ressalto nesse ponto também, como é importante que seu local de estudos seja organizado e agradável pra você, afinal, queremos que você se sinta bem naquele espaço, não é?

4 - Tenha horas de lazer

Alt Text

Por último, mas o mais importante. Não force demais, descanse.

Não somos super máquinas, somos humanos. Precisamos de tempo para descansar e dar um tempo para que o cérebro processe todo o conteúdo aprendido.

Nas horas de lazer, faça suas atividades favoritas: fique com seus entes queridos, jogue seus jogos favoritos, durma, faça o que mais for conveniente, apenas faça. Tire um tempo para você e só você.

Meu cronograma pessoal

O meu dia-a-dia é bem corrido, confesso. E, não tenho um horário fixo devido ao meu trabalho. Quando comecei a estudar firmei um acordo comigo que era: "após o trabalho, toda noite". Eu fazia assim: encerrava o expediente, tomava um banho, pegava uma bebida gostosa e ia estudar sobre coisas que eu tinha maior afinidade, no caso, comecei criando telas para mobile ou até mesmo fazendo prototipação de aplicativos no Figma. Fazia tudo isso por 2 horas durante a semana e aos sábados e domingos fazia um pouco mais (caso tivesse vontade).

Hoje, eu já não sigo esse horário fixo, a duração é de acordo com meu ânimo do dia, mas é algo muito gostoso de fazer e fico chateada quando acabo não conseguindo me dedicar a este hábito.

Além de programar, gosto de ler pelo menos um artigo técnico por dia, seja ele qualquer tema, e tiro também 30 minutos antes de dormir para ler um livro.

Não ache que seja tudo flores no campo, há dias que eu não consigo e não quero fazer nada e me permito a isso. Tudo na vida é uma questão de equilíbrio.

Por hoje é isso!

Ao infinito... E além!

Top comments (0)