DEV Community

Cover image for Transformação profissional através da comunidade digital de desenvolvimento
Pedro Henrique
Pedro Henrique

Posted on

Transformação profissional através da comunidade digital de desenvolvimento

Qual sua visão em torno das comunidades? Elas realmente ajudam a potencializar suas habilidades? Venha ver o ponto de vista de um iniciante acerca de sua primeira experiência em uma comunidade de desenvolvedores.

Sumário


Introdução

Tratando-se do início da minha jornada profissional e de escrita, acho interessante me apresentar de início a você, leitor. Me chamo Pedro Henrique, tenho 21 anos e estou cursando Sistemas para Internet pelo IFPB campus João Pessoa. Sempre fui caracterizado como um jovem muito curioso, porém, infelizmente, dentro de minha estrutura familiar, não tínhamos muitos recursos que pudessem ser direcionados à minha formação, mas fizemos o possível dentro de nossa realidade. Esses esforços envolveram desde cortes de gastos para compra de materiais até nossa mudança do interior do estado à capital para que eu tivesse melhores oportunidades de estudo.

Como isso impactou minha visão em torno do mundo acadêmico e da vida no geral? Para mim, sempre foi claro que o único caminho que eu poderia tornar minhas ambições reais seria através dos estudos e, por isso, fiz o que podia para compensar os privilégios que eu não tinha. Isso somado à visão individualista alimentada pela sociedade me tornou cético em relação às possibilidades de crescimento profissional e pessoal dentro de uma comunidade, já que, pelo que era me direcionado subconscientemente, os outros só serviam como competidores, nada mais.

Entretanto (e felizmente), pude ser contemplado com uma visão diferente uns anos depois, e é por isso que hoje eu venho aqui escrever o meu primeiro artigo nessa plataforma. Primeiro, claro, para me apresentar, segundo, para deixar registrada a minha gratidão a essa comunidade que me inspira continuamente a me especializar (colaborativamente): a He4rt Developers.


Descobrindo a comunidade

Image of a Heart drawing with a small text saying "from the community to the comminity

Gostaria de dizer que eu lembro como entrei na Heart, mas não lembro (risos). Lembro de estar extremamente curioso, já que, até então, a minha noção de parceria entre pessoas desenvolvedoras só ocorria em plataformas como GitHub e StackOverflow. Na minha primeira reunião, acanhado, vi a desenvoltura do Daniel ao liderar a reunião e a grande participação de todos no chat, o que, no fim, refletiu em mim um grande senso de conforto e segurança. No entanto, por motivos pessoais e por estar iniciando a carreira, além de um medo irracional de ser participativo na comunidade (medo cometer alguma gafe, talvez), acabei me distanciando um pouco (isso em setembro de 2022).

No ano seguinte, bem mais resolvido nas questões pessoais e profissionais, embarquei novamente em participar e, sinceramente, foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Eu já tinha noção de que a Heart era uma comunidade que tinha um bom alcance nas redes e, por isso, esperava um mínimo de organização, o que foi de fato o que encontrei: uma vibe legal, pessoas extremamente solícitas, diversas oportunidades e, principalmente, um despertamento de uma necessidade ajudar os outros seja como fosse.

Trabalhamos discussões desse tipo, sobre como desenvolver nossas tão desejadas “soft skills”, mas é justamente pontos como esses oferecidos pela Heart que nos fazem seguir, ter a noção de pertencimento a um lugar que além de te incentivar a crescer, te fornece segurança para errar e contribuir da forma que quiser e puder.


Conclusão

Image of a heart drawing gif

Diante da minha realidade de iniciante na área, não há muito que eu possa fazer além de continuar estudando muito e construindo o meu portfólio, mas, como bem pontua o primo Guto vez ou outra nas nossas reuniões semanais, “Ninguém é tão sábio que não tenha algo pra aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar.”. É por isso que farei uso dessa plataforma para compartilhar minhas aventuras enquanto aprendo. É sobre ter esse tipo de pessoas incentivadoras por perto (cof cof, Cherry <3).

A você, leitor, que se encontra justamente como eu estava em 2022, acanhado e até amedrontado do que algo como isso possa oferecer, eu só tenho isso a falar: venha. A Heart Developers está de braços abertos e, contanto que não fira nenhuma de nossas diretrizes, você terá ao seu alcance pessoas e oportunidades incríveis.

A você, participante da comunidade, meu agradecimento por compartilhar comigo parte do seu conhecimento e por contribuir para a criação de um ambiente tão confortável e inspirador.

Já que é um novo começo:
Hello, world!
Até a próxima :) 
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Minhas redes

Linkedin X/Twitter Instagram

Top comments (5)

Collapse
 
guto profile image
guto • Edited

Bem, é um prazer imenso ser citado! Saiba que a He4rt em si mudou minha vida por completo, por isso, saiba que a comunidade sempre terá um lugar reservado para você, na qual vamos nos apoiar.

Publique o máximo de conteúdos que você conseguir, estarei aqui para ler tudo e apoiar todo o seu crescimento nessa jova jornada, assim como toda a comunidade vai estar contigo!

Meus parabéns!

Collapse
 
phenriquesousa profile image
Pedro Henrique

Gratíssimo 💜

Collapse
 
nandosts profile image
Fernando Melo

A gente chega emociona com um artigo bom desses, parabéns de mais primo!!

Collapse
 
cherryramatis profile image
Cherry Ramatis

é uma honra ser citada 🩷 essa comunidade muda minha vida tbm, é muito incrivel participar de um grupo

Collapse
 
phenriquesousa profile image
Pedro Henrique

<3