DEV Community

Raphael da Silva
Raphael da Silva

Posted on • Updated on

O projeto Programador Cansado

Eu acabei tendo a ideia de criar uma organização no Github para agrupar informações sobre saúde mental. O nome do projeto é Programador Cansado, o objetivo é dedicar uma atenção para a mente e a sua saúde no contexto da programação.

Eu tive algumas experiências pessoais que me atrapalharam na construção de uma carreira estável, esse projeto é uma tentativa de tentar criar algo construtivo a partir do meu fracasso pessoal ligado a sáude mental e esgotamento trabalhando com programação (por falta de autopreservação).

A ideia base do projeto é a seguinte: antes de cuidar do código-fonte, é importante cuidar da mente, caso contrário, ela vai bugar mais que o código-fonte.

O Objetivo de forma sintetizada

O objetivo do projeto pode ser descrito com as seguintes palavras: cuidando da saúde mental (para a mente não bugar).

Top comments (2)

Collapse
 
filipebeck profile image
Filipe Roberto Beck

Comecei a aprender programação em 2004 e também queria fazer tudo do zero. Hoje em dia, acho importante manter um equilíbrio entre fazer do zero e utilizar código de terceiros para evitar que, de um lado, dê um "erro fatal" em sua mente e, de outro, você fique muito dependente e não consiga fazer nada sem existir uma "solução pronta". Eu também tinha muita pressa e queria ver o código rodando o quanto antes. Atualmente, estou trabalhando em um projeto pessoal faz mais de um mês e só agora estou começando a preparar o ambiente de testes para rodar o código pela primeira vez.

Collapse
 
raphaeldasilva profile image
Raphael da Silva • Edited

Não ficar dependente de soluções prontas sempre e não fazer tudo do zero se desgastando é um equilíbrio dificil de conseguir. Foi um erro que cometi que gerou muito desgaste. Em projetos pessoais que fiz com calma (e usando bibliotecas para agilizar) consegui terminar e ver o progresso de maneira mais consciente.

Obrigado por comentar.