DEV Community

Cover image for O uso de NodeJS por iniciantes
Henrique Pomatti dos Santos
Henrique Pomatti dos Santos

Posted on

O uso de NodeJS por iniciantes

Olha só quem está aqui, e dessa vez é para falar um pouco sobre NodeJs! Essa tendência que cada vez mais empresas estão adotando em seus projetos, uma potência para suas aplicações!
Porém... Por que iniciantes no mundo da programação devem ter um cuidado redobrado?

Bora ver!

Eu sei que todos vocês vão pensar que é outro artigo criticando ExpressJS, mas devo dizer antes de ler este artigo, minha única intenção é orientar iniciantes ou alguém que está tentando usar / mudar para Node.js.

Existem muitos artigos na Internet que também dizem a mesma coisa. No entanto, estou compartilhando minha experiência que servirá como um guia para iniciantes para evitar o mesmo erro que cometi.

O ExpressJS não lançou nenhuma atualização a tempos e, ao mesmo tempo, o NodeJs foi continuamente atualizado para oferecer suporte aos recursos Ecmascript mais recentes. Existem muitas falhas no ExpressJS, por exemplo você só pode obter roteamento com ExpressJS, mas você precisa de mais do que roteamento em estrutura da web, que você teria que integrar sozinho ao criar um aplicativo que, em minha opinião, não é muito amigável para iniciantes, por exemplo, acessar um banco de dados, etc.

Se você tentar aprender NodeJs na Internet, verá um tutorial sobre ExpressJS em vez de NodeJs.

Então o que deveríamos fazer?

Se você é iniciante, deve realmente tentar aprender os recursos do Nodejs como loop de evento, variáveis ​​globais, processo, módulo http, etc.
Isso o ajudará a entender como o Node funciona por baixo dos panos.

Ainda uso ExpressJS? Hoje por conta da minha atuação como desenvolvedor Mobile, não estou utilizando.
Ainda devo aprender ExpressJS? Bem, a resposta depende... Existem muitos outros frameworks NodeJS que são bem mantidos e fáceis de aprender.

Aqui há um artigo que mostra um pouco sobre isso!
https://www.simform.com/blog/best-nodejs-frameworks/

De forma clara e rápida, uma breve leitura para quem quer entender melhor sobre essa tecnologia!

Top comments (0)