DEV Community

Cover image for Como vim parar na Alemanha 🇩🇪?
Rodrigo Castro
Rodrigo Castro

Posted on

Como vim parar na Alemanha 🇩🇪?

Quem sou eu?

Sou Rodrigo Castro, sou desenvolvedor de software desde 2014, trabalhei a maioria da minha carreira desenvolvendo aplicações nativas para Android. Já trabalhei em várias empresas no Brasil, como por exemplo bancos, hipermercados e corretora de investimentos.

Mas em 2018, acredito eu, foi um divisor de águas na minha carreira, quando ví o framework multiplataforma novo do Google, o Flutter (confira o vídeo do Google I/O 18 aqui). Eu já tinha testado outras ferramentas multiplataforma antes, mas nunca tinha botado fé nelas, acreditava que eram mais pra hackathons ou para validar idéia de uma aplicação e então realmente desenvolver nativo depois. Mas com Flutter foi diferente, já no anúncio do Flutter, mesmo sendo beta, já tinha cara de produto final e eu decidi apostar minhas fichas nesse framework.

No começo eu comecei a fazer meetups sobre Flutter (GDG São Paulo e FlutterBR), criar palestras, fazer projetos pessoas para consolidar melhor o meu conhecimento e é claro contar para as pessoas sobre a palavra do Flutter e o quanto é legal esse framework do Google.

Image description

Esse GIF é um meme que sempre aparecia na comunidade AndroidDevBR 😂

A preparação

O meu primeiro processo em inglês foi para uma empresa do Brasil, que me levaria para os EUA por um tempo e depois trabalhar remotamente com esse time. A intenção era fazer um app de um banco do zero em Flutter.

Eu lembro como se fosse hoje, no final de 2019, eu estava de férias viajando e fiz as entrevistas todas em inglês, estava muito nervoso mas consegui me comunicar. A última etapa foi com um dos sócios fundadores do projeto, que era ex funcionário do Google. Eu acabei não passando nessa vaga, mas a cada pergunta que eu errava ou que respondia incompleta o cara me dava uma aula explicando qual era a resposta e o porque. Na hora fiquei muito triste ao saber que não passei, mas hoje vejo que foi muito rica e me preparou bastante para as próximas etapas da minha carreira.

Um chamado inesperado

No início de 2020, acredito que janeiro eu estava de boa, morando em São Paulo, quando recebi uma mensagem de uma headhunter me oferecendo uma vaga de trabalho para refazer um projeto nativo em Flutter, morar na Alemanha, eles ajudariam com o visto e com a mudança. Eu e a minha esposa estávamos querendo morar fora do país já, até tínhamos feito consultoria para imigrar para o Canadá, nunca tínhamos pensado na Alemanha.

O processo

Teve uma conversa com a headhunter, que me explicou tudo, e falou que era pra morar em uma cidade do interior da Alemanha, não em Berlin ou Munique, como a maioria das pessoas espera. Eu achei tudo massa demais, inclusive sobre morar em cidade pequena chamada Tettnang, eu venho de uma cidadezinha chamada Coxim, no interior do Mato Grosso do Sul, minúscula, então estou acostumado e gosto das vantagens de morar em cidade pequena.

A conversa foi tudo certo e me mandaram um desafio técnico num HackerRank da vida. Fui bem e me convidaram para ir na Alemanha com tudo pago para conhecer a cidade e fazer a última etapa lá na empresa. Já daria pra conhecer o time e conhecer melhor como que seria morar na cidade.

Você já deve estar imaginando o que aconteceu, era início de 2020 e eu estava indo viajar pra Alemanha. Foi bom enquanto durou, um ou dois dias depois desse convite, a pessoa do RH me ligou e informou que infelizmente não seria mais possível viajar, por conta do COVID-19, mas me perguntou se eu gostaria de continuar o processo remotamente mesmo assim.

Aceitei e o processo continuou em uma conversa com o RH da empresa e o gestor do time que eu iria trabalhar, foi mais pra explicar como que era a empresa e o time que eu iria trabalhar.

Próxima etapa, pair programming com o gestor e um outro programador do time, que por coincidência era um Brasileiro também, que trabalhava na empresa fazia uns 4 anos. Foi legal que conseguimos conversar um pouquinho em português, e eu consegui ficar um pouco mais tranquilo para continuar o desafio. Nessa etapa foi onde eu desenvolvi Flutter junto com eles e fui explicando o meu código enquanto implementava.

Depois dessa etapa teve um fit cultural com uma desenvolvedora de um outro time. Falamos sobre os desafios técnicos e não técnicos que passei durante a minha carreira. A conversa foi boa mas eu ainda não sabia se tinha sido aprovado ou não.

Na semana seguinte o RH me liga falando que eu tinha passado no processo e que eles gostariam de me fazer uma proposta de trabalho. Eu saí correndo avisar a minha esposa e contar as boas novas!

A empresa me transferiu dinheiro pra comprar a máquina, e trabalhei de casa por uns 2 ou 3 meses até conseguir meu visto. Na época, o consulado da Alemanha no Brasil estava fechado.

Visto em mãos, passagens compradas, em agosto de 2020 a gente se mudou para a Alemanha e aqui se iniciou uma nova aventura!

Mais detalhes em vídeo

Moro aqui faz quase 2 anos já, fiz um vídeo e postei no youtube logo que cheguei. Lá eu explico um pouco melhor, confira nesse link

Continua no próximo episódio

Durante esses 2 anos de empresa ví a necessidade de mudar de trabalho, pretendo contar em mais detalhes sobre o processo de mudança de emprego em um próximo post. Fiquem ligados!

Top comments (0)