DEV Community

Thiago Moraes
Thiago Moraes

Posted on

Hello World!

Olá pessoal, tudo bem?

No post de hoje não vou falar sobre um tema específico, mas sim fazer uma breve introdução sobre quem sou eu e quais meus objetivos escrevendo aqui na comunidade.

Meu nome é Thiago, atualmente sou Software Engineer e Tech Lead na Pontaltech, uma empresa que trabalha com comunicação digital e está entre os maiores brokers de SMS do Brasil, além de oferecer diversas outras soluções como Whatsapp, Bots, Ura, etc. Estamos em crescimento constante e contratando também!

Há muito tempo tenho vontade de começar a escrever sobre tecnologia para compartilhar o conhecimento que acumulei durante meus anos de desenvolvimento e também para aprender, pois acredito que contribuir e ensinar é uma excelente forma de fazer isso (inclusive, aprender a escrever esse tipo de conteúdo). Porém, com as rotinas frenéticas, com trabalho, estudos diários, compromissos, lazer e milhares de outras coisas, comumente ouvimos e falamos: “falta tempo”. Na maioria das vezes essa expressão é falha, pois geralmente o que falta é “organizar as prioridades”. E foi assim que tomei a iniciativa de iniciar essa série de conteúdos, organizando minhas prioridades.

Existem duas ramificações principais de habilidades em desenvolvimento: as hard skills (conhecimento técnico, sobre linguagens, tecnologias, etc) e as soft skills (aspectos comportamentais, como comunicação, liderança, gestão, etc). Vou falar brevemente sobre duas soft skills para explicar sobre como fiz pra começar a escrever e como pretendo construir o conteúdo.

Estamos no meio de uma pandemia terrível que está afetando o mundo inteiro, mudando a forma como nos comunicamos, trabalhamos e trazendo também um momento de grande reflexão. Em meio a tudo isso, eu tive mais tempo para organizar minhas ideias, traçar objetivos e colocar tudo isso em prática. E isso está relacionado com a primeira habilidade que queria apresentar, que é sobre olhar para o lado positivo das coisas e tentar extrair o que há de melhor mesmo nos piores momentos. Isso pode ser útil não só para manter uma mente saudável e positiva, mas também para manter o foco e encontrar soluções para situações difíceis.

A segunda habilidade também tento aplicar em tudo que faço, principalmente para coisas que são novas: seja simples. Acredito que simplificar as coisas é uma arte (extremamente difícil) e nos dá a capacidade de fazer coisas cada vez mais complexas com clareza (vou me aprofundar nesse assunto em tópicos futuros). O que pretendo fazer a princípio é exatamente isso, criar um conteúdo simples, breve, de fácil leitura e em um intervalo semanal, tempo que considero razoável para conseguir me organizar.

Bom, o artigo já está ficando um pouco longo para uma introdução, então vou encerrar por aqui. Eu espero contar com a participação dos leitores para sugestão de tópicos, temas e também fiquem a vontade para mandar seus feedbacks, para que eu possa melhorar cada vez mais o conteúdo. Também tenho a ideia de fazer alguns vídeos tutoriais, live coding e coisas relacionadas, mas isso é assunto para posts futuros.

Sendo assim, me enviem comentários falando sobre o que vocês acharam, sugestões de temas, interesses, feedbacks e o que mais desejarem!

Então é isso, espero que estejam todos bem, fiquem seguros e até a próxima!

Top comments (2)

Collapse
 
muroots profile image
Muroots

Parabéns pelo conteúdo! Seguindo e acompanhando aqui.

Collapse
 
felipegsantos15 profile image
Felipe dos Santos

Salve Thiagao, gostei muito da iniciativa!! Gosto muito de saber sobre liderança técnica, aguardo posts sobre o assunto!