DEV Community

Cover image for Minha experiência com o desenvolvimento do blog com NextJS
Anderson Marlon
Anderson Marlon

Posted on

Minha experiência com o desenvolvimento do blog com NextJS

"Vou contar a minha experiência que tive ao desenvolver esse blog — o blog passado — e isso vai contar até mesmo quando eu tive o contato pela primeira vez com o NextJS."

Vou contar a minha experiência que tive ao desenvolver esse blog — o blog passado — e isso vai contar até mesmo quando eu tive o contato pela primeira vez com o NextJS.

Eu tinha visto um tutorial sobre criar um blog com NextJS e MongoDB como contador de visitas pela Rocketseat. Achei interessante e até usei no primeiro evento da Aperture Laboratories, na edição Mercury, muita gente aprendeu, tirou dúvidas e viu como era simples desenvolver e para mim, foi a maior bagunça mais bem explicada que eu tive, um desastre, pessoalmente falando. Mas como muita gente gostou, não me importei e várias pessoas carregam o selo de ter participado desse evento.

Eu até tempos atrás, nunca havia mexido com NextJS, depois disso comecei a trabalhar com VueJS pela facilidade e somente esses tempos, em Abril para ser mais exato, eu havia entrado para a Cenário Capital e meu maior medo, se tornou o meu maior desafio. Enfrentar React e NextJS, levei uma dor de cabeça, muito tempo de estresse, frustrações, até finalmente chegar aonde eu estou hoje, cinco meses depois, e eu consegui auxiliar, criar e desenvolver uma aplicação em NextJS, atualmente, super recomendo e não tenho meta nenhuma de trocar de tecnologia tão cedo.

A aplicação, um site de comparadores de cartão de crédito pela Cenário Capital, você pode conferir ela em https://cartaodecreditos.com.br/ e foi uma baita experiência, um nível de adaptação e entender código dos outros que não achei que conseguiria a tempo.

Hoje, cinco meses depois, coloquei na minha cabeça que eu tinha que montar meu próprio blog, ficar dependendo de sites como Polywork, Medium, Linkedin, Twitter é um negócio muito separado e eu preciso é de foco, um lugar para compartilhar e ficar apenas ali, sendo algo meu e único e dessa vez em código aberto — não seria justo com quem está aprendendo agora.

O blog foi desenvolvido com o template do NextJS para blogs, não tem muito segredo, o design dele foi apenas reformulado em questão de cores, não mexi muito na estética e deixei as coisas em português, incluindo a formatação da data, daí para frente só alegria, exceto por uma questão. Replicar a página inicial.

A página inicial do site não é o blog, é um antigo portfólio que muitos admiram, falam bem e elogiam, apesar de secretamente ter sido um template, agora as coisas serão diferentes, porquê serei obrigado a remontar ele, fazer o desenvolvimento do zero, agora usando NextJS e Typescript, é um grande desafio que virá pela frente e com muitas dores de cabeça, certamente, mas valerá a pena.

É isso, a parte do blog é fácil, montar, reutilizar alguns elementos e aproveitar isso, mas para mim, criar a página inicial foi a mais, e com certeza, vou carregar essas experiências para o resto da vida e você pode conferir esse progresso diretamente no meu GitHub.

Você pode ver esse artigo escrito originalmente no meu blog.

Top comments (0)