DEV Community

Cover image for Os eventos (de tech) morreram? Vida longa aos eventos
Cadu Magalhães
Cadu Magalhães

Posted on • Originally published at blog.cadumagalhaes.dev

Os eventos (de tech) morreram? Vida longa aos eventos

Honestamente, os eventos mudaram muito de 5 anos pra cá. EU, Cadu, tenho achado o conteúdo majoritariamente raso. Essa é minha opinião completamente pessoal e não é nenhuma verdade absoluta. Para mim, as grandes conferências viraram isso. Conteúdos rasos, palavras chave pra chamar atenção do grande público. Crypto, metaverso, web3, GenAI, Chat GPT.

Senta que lá vem história

Eu estou na comunidade tech a relativamente bastante tempo. Meus primeiros eventos foram lá em 2013. Fui num arduino day, na BSides, alguns meetups de comunidade.

E por ter entrado tão cedo, eu aprendi muita coisa. Desde o começo eu tive a vontade de devolver conhecimento pra comunidade, porque ali eu tive contato com muita gente incrível e muito conteúdo bom.

Em 2014 eu conheci a Campus Party, e fiquei maravilhado. Um evento enorme, com praticamente 10 palcos diferentes, todos com palestras. Tinha algumas pessoas famosas no palco principal, mas tinha muito conteúdo técnico nos outros. E as comunidades, que improvisavam "palcos" nas suas bancadas na madrugada, onde tinha ainda mais conteúdo. Desde então eu fui campuseiro em praticamente todos os anos. E continuei indo em meetups aleatórios, e todos os eventos que eu pude. Até em hackathons eu fui!

Em 2020 vocês sabem o que aconteceu, e esse ecossistema esfriou. Algumas comunidades continuaram fazendo meetups online, muita gente começou a fazer live. Mas a gente sentiu saudade dos eventos presenciais.

Em 2021 a Campus Party Brasil voltou. Ainda vazia, com bastante distanciamento, mas eles tentaram. Desde então as coisas tem voltado aos poucos. Mas algo ficou diferente. Eu não estava mais achando nenhum conteúdo que me interessasse. Já estava começando a sentir isso em 2020, não da pra dizer que era por experiência.

O conteúdo da grande maioria dos eventos passou a ser muito raso. Das grandes conferências então, ainda mais. O networking sempre foi uma parte importante dos eventos, mas a partir daí passou a ser só isso, pelo menos pra mim. Ver gente conhecida, ver gente "famosa".

Por causa desse incômodo eu decidi que ia começar a palestrar. Ao invés de reclamar no twitter, eu sempre fiz o que achei que fizesse mais sentido: mando várias palestras pros eventos, e dou feedback pra organização quando pedem.

A ameaça fantasma

Mas vamos voltar a raiz: os conteúdos passaram a ser rasos, repetitivos. Muita coisa sobre os mesmos assuntos, as palavras do momento. Em 2019, 2020 muita gente falava de React. "Como fazer seu primeiro site/app com react" era bem comum. Mas ainda tinha alguma variedade. Em 2022 era tudo crypto, metaverso, web3. De 2023 pra cá é GenAI, chatGPT. Eu sei que não fui em todos os eventos, que existem exceções. Mas as grandes conferências viraram isso. O evento mais legal que EU fui em 2023, por conteúdo, foi a CSS Conf, e eu nem sou frontend. Mas o conteúdo foi bom!

E veja bem, não acho que a culpa seja das organizações. Organizar eventos é difícil. Você precisa fazer a conta fechar. Você tem que chamar atenção do máximo possível de pessoas, vender ingresso. Justificar os patrocínios.

Parte da culpa, na minha opinião, é da comunidade. A comunidade que não engaja o suficiente. A comunidade que deixa de submeter assuntos mais complexos (ok, é difícil falar em 15, 30 minutos). Fomos nós que permitimos que os assuntos "do momento" tomassem os eventos; porque deixamos de ir pra assistir conteúdo, porque não incentivamos as pessoas novas a buscarem isso. Porque os eventos precisam fazer malabarismo pra conseguir encher de gente. Porque nós não damos espaço pra diversidade, e ainda permitimos que o mais diverso seja ter painéis "como é ser [insira grupo diverso] na área?"

Uma nova esperança

Mas existem eventos diferentes!

DevOps Days

Conheci a pouquíssimo tempo o devopsdays.

Aqui preciso fazer um disclaimer: DevOps não é um cargo, não é uma área. É uma cultura. É juntar gente de Dev e de Infra (ou "Ops"). E o DevOps Days é pra falar sobre tudo que envolve dev, infra. A maioria dos assuntos acaba sendo relacionada ao que nós consideramos "DevOps", mas o objetivo não é esse.

Enfim, esse é um evento diferente. Ele tem vários momentos dedicados ao networking, mas o mais diferente é que no final tem grupos de discussão sobre vários assuntos. Da comunidade pra comunidade, sem palco, sem destaque. Simplesmente gente trocando ideias sobre um assunto.

Security BSides

E ainda mais recentemente, eu voltei pra Security BSides, que teve aqui em São Paulo. E esse evento é bem diferente da maioria. Primeiro porque é gratuito. É pago completamente pelos patrocinadores. Mas o mais diferente é o formato de conteúdo. Esse ano, tinha "palcos" grandes, salas maiores em que estavam os destaques da programação. Mas além disso, tinha 14 salas pequenas, chamadas de Villages. Nesses villages o conteúdo é muito parecido com aquele que me engajou 10 anos atrás: conteúdo submetido pela comunidade, pra comunidade. Sem se importar com seguidores, tempo de experiência, ou com temas que precisam chamar atenção usando marketing. Era o conteúdo que aquelas pessoas gostariam de ver! E eu vi muita coisa legal. Palestras que me fizeram prestar atenção, ficar interessado.

E pelo que conversei, os eventos da comunidade de segurança são assim. Não tem ninguém muito preocupado com holofotes, é sobre conteúdo.

Outros

Eu sei que alguns outros eventos seguem esse mesmo formato. O TDC por exemplo, tem várias trilhas. E os meetups de comunidade estão tentando voltar. O NodeBR tem trazido assuntos bem diferentes.

O que pode ser diferente?

Organizando

Para as organizações, eu acho que precisamos repensar nos formatos. Um palco é muito pouco. Tem várias formas diferentes de dividir, e isso eu deixo pra virar uma discussão depois. Mas pra um evento grande, precisamos de espaço pra mais gente falar. As janelas de tempo também estão diminuindo, e eu pessoalmente não gosto disso. 15 minutos mal são tempo suficiente pra introduzir um assunto, então seria legal nas agendas dizer o "nível" da apresentação. E na minha opinião, precisamos de transmissão online sempre (eu sei, é difícil).

E uma coisa que sinto muita falta, são os workshops e apresentações com mais engajamento. Fazer as pessoas participarem de fato. Claro que isso precisa de mais tempo, de equipamento e tem várias limitações. Mas eram minha parte preferida quando eu estava começando.

E além disso, nós precisamos descobrir uma forma de centralizar os eventos! Temos o eventosti.dev, do @pokemaobr. Só que esse projeto precisa que as pessoas mandem os eventos. E ainda assim: cada evento vende ingressos num lugar, recebe palestrar num outro lugar, mostra agenda de um jeito diferente.

Participando

Para a comunidade, nós precisamos melhorar muita coisa. Pros meetups voltarem a funcionar, as pessoas precisam aparecer. Nós estamos nos acostumando a esperar menos de 50% dos inscritos nos lugares, isso complica muito a organização. Nós precisamos engajar; não só compartilhar sobre os eventos e meetups, mas engajar com as pessoas. Incentivar as pessoas a participar. Nós estamos deixando o "ciclo" esfriar.

As pessoas mais experientes (e que tem vontade de compartilhar) precisam mandar mais conteúdo. E conteúdos diferentes! Eu sempre penso em mandar assuntos que EU gostaria de assistir (e por isso você nunca vai me ver falando sobre usar GenAI pra fazer seu site etc). E as pessoas menos experientes não precisam ter medo de compartilhar conteúdo. Você pode aprender algo para palestrar. Inclusive é uma ótima forma de aprender um assunto. Você só precisa ter cuidado na pesquisa, e pedir validações de alguém experiente no assunto.

Mas se você tem vontade de palestrar, independente do seu nível, manda pros eventos! E se não tiver ideia de assunto, me chama pra conversar que ajudo a encontrar algo legal.

Já vi algumas páginas de eventos compartilhando pesquisas abertas sobre "quem você gostaria de ver palestrando" ou "que assunto você gostaria de ver". Acho isso legal, e se as pessoas colaborarem pode ajudar também.

O despertar da força

Eu realmente acredito que os eventos podem voltar a dar super certo. E os meetups também. E eu vou continuar participando do máximo de eventos possível, e compartilhando meus conteúdos e experiências quando me derem espaço.

Mas enfim, você concorda com isso ou eu falei um monte de bobagem?

Top comments (0)